Falcon Heavy da SpaceX passa por teste de fogo nesta noite

O CEO Elon Musk rotulou a missão como o “lançamento mais difícil de todos os tempos” por causa de sua complexidade. Muitas oportunidades futuras também estão em jogo

A decolagem do foguete Falcon Heavy, da SpaceX, está programada para hoje à noite, às 23h30 ET (0h30, no horário de Brasília), do Centro Espacial Kennedy, em Cabo Canaveral, Flórida (EUA). Será seu terceiro lançamento, mas provavelmente o mais importante para o seu futuro.

O veículo espacial da empresa de Elon Musk estará em uma importante enorme missão para a Força Aérea, conhecida como programa STP-2: lançar 24 satélites para o espaço de uma só vez. Eles vão para três órbitas diferentes, portanto, o motor do Falcon Heavy terá que ser reaceso até quatro vezes no espaço para levar tudo ao seu destino final. O que deverá levar três horas e meia desde o lançamento até o último satélite ser implantado. Não à toa, o CEO rotulou a missão como o “lançamento mais difícil de todos os tempos” por causa de sua complexidade.

Nessa ocasião, o foguete estará sendo certificado para futuras missões de segurança nacional. Se tudo der certo, ganhará uma chancela de confiável para o Departamento de Defesa e fará da SpaceX um provedor fixo para os militares durante a maior parte da próxima década – podendo render à empresa entre milhões e bilhões de dólares de contrato.

Outro desafio será o pouso do núcleo do Falcon Heavy em um dos drones autônomos da SpaceX no Oceano Atlântico. Nos dois lançamentos anteriores, esse objetivo não foi alcançado. No primeiro, o núcleo perdeu o navio drone em que estava mirando e bateu no oceano depois de ficar sem combustível para reacender seus motores. No segundo, a aterrissagem no navio-robô foi um sucesso, mas no caminho de volta à costa o núcleo caiu acidentalmente devido ao mar agitado.

Tanto a SpaceX quanto a Nasa vão transmitir o evento ao vivo. Há 70% de chance de que o clima seja favorável para um lançamento, de acordo com as previsões do clima. A SpaceX tem uma grande janela de lançamento de quatro horas, até as 3:30 ET de amanhã, 25 de junho (4h30 para o Brasil). Se não for possível lançar esta noite, ainda resta um dia de de backup, começando no mesmo horário de hoje.