Famosa marca de tênis aposta em modelos 100% recicláveis

Depois de adotar resíduo de plástico marinho na fabricação dos seus calçados, a Adidas agora dá um novo grande passo rumo ao "desperdício zero" em nova linha de tênis de corrida

Novo conceito de tênis da Adidas "feito para ser refeito" (Crédito: Divulgação)

A Adidas lança ao mercado um tênis de corrida de alto desempenho “feito para ser refeito”. Depois de quase uma década de pesquisas e desenvolvimento, a marca conseguiu criar um calçado que usa apenas um tipo de material e dispensa cola, o Futurecraft.Loop. Isso significa um “circuito fechado” ou fabricação circular, em que as matérias-primas podem ser reaproveitadas várias vezes para fabricar novos pares de tênis de mesma qualidade.

Geralmente, os calçados desportivos são feitos de diferentes materiais complexos colados entre si, que depois de usados terminando indo para o lixo. No caso do Futurecraft.Loop, feito de poliuretano termoplástico 100% reutilizável, assim que chegam ao fim de sua primeira vida e retornam à Adidas, eles são lavados, moídos até pelotas e derretidos para se tornar um novo par de sapatos, com zero desperdício.

Inicialmente o Futurecraft.Loop faz parte de um programa beta global com 200 influenciadores das principais cidades do mundo. Os comentários desses usuários serão usados ​​para soltar a linha amplamente no mercado, programada para a coleção primavera-verão de 2021.

Desde 2015, a Adidas vem trabalhando na limpeza do meio ambiente ao apresentar o primeiro conceito de calçados feitos inteiramente de fios e filamentos de resíduos plástico marinho recolhidos em praias, ilhas remotas e comunidades costeiras. Este ano de 2019, serão produzidos 11 milhões de pares de calçados dentro dessa proposta. E até 2024, a marca se comprometeu a usar apenas poliéster reciclado em cada um de seus produtos e aplicações.

 

blog comments powered by Disqus