Física explica por que patinhos nadam alinhados atrás da mãe

Física explica por que patinhos nadam alinhados atrás da mãe
Física explica por que patinhos nadam alinhados atrás da mãe (Foto: Gerhard G./Pixabay)

Os patinhos sempre nadam atrás da mãe, em uma fileira. De acordo com cientistas, existe uma explicação física por trás desse impulso. Uma pesquisa sobre o assunto foi publicada na edição de 10 de dezembro do Journal of Fluid Mechanics, explicando que o hábito ajuda os patinhos a economizar energia.

Algumas medições anteriores do metabolismo dos filhotes mostraram que eles economizavam energia ao nadar atrás de um líder, neste caso, a mãe, mas a física por trás dessa economia não era conhecida.

O arquiteto naval Zhiming Yuan, da Universidade de Strathclyde em Glasgow, Escócia, e seus colegas usaram simulações de computador de ondas de aves aquáticas, calculando que um patinho cruzando um certo ponto atrás de sua mãe recebe uma ajuda.

Quando nadam por conta própria, os patinhos levantam ondas em seu rastro, usando uma energia que, de outra forma, o enviaria para a frente. Essa resistência das ondas resistem aos movimentos dos patinhos. Mas os patinhos no ponto ideal experimentam 158% menos resistência das ondas do que quando nadam sozinhos, calcularam os pesquisadores, o que significa que eles recebem um empurrão.

Como bons irmãos, os patinhos compartilham uns com os outros. Cada patinho na linha passa ao longo das ondas para os que estão atrás, de modo que toda a ninhada ganha uma carona grátis. Mas para colher os benefícios, os jovens precisam acompanhar a mãe. Se eles caírem fora de posição, fica mais difícil nadar. Então, os gatinhos não podem perder tempo.

Veja também
+ Casamento de Ana Maria Braga chega ao fim após marido maltratar funcionários, diz colunista
+ Conheça a eficácia de cada vacina no combate à Covid-19
+ Veja fotos de Karoline Lima, novo affair de Neymar
+ Lázaro Barbosa consegue fugir de novo da polícia após tiroteio
+ Gracyanne Barbosa dança pole dance com novo visual
+ Agência dos EUA alerta: nunca lave carne de frango crua
+ Após processar nora, mãe de Medina a acusa de ter destruído sua casa; veja fotos
+ Yasmin Brunet quebra o silêncio
+ Fondue de chocolate com frutas fácil de fazer
+ Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago