Formiga mais rápida do mundo atinge velocidade de 85 cm/s

Formigas dessa espécie correm a uma impressionante velocidade de 85 centímetros por segundo, o equivalente a 108 vezes o tamanho delas

As formigas prateadas do Saara / Foto: Harald Wolf

Uma pesquisa calculou a velocidade da formiga prateada do Saara, a mais rápida do mundo, e descobriu por que esses insetos são tão velozes.

Os cientistas da Ulm University, na Alemanha, revelaram que essa espécie corre a uma impressionante velocidade de 85 centímetros por segundo. Isso é o equivalente a 108 vezes o tamanho dela.

Isso coloca a formiga prateada em terceiro lugar no ranking de insetos mais rápidos, atrás apenas do besouro tigre australiano, que corre a uma velocidade de 171 vezes o tamanho de seu corpo, e do ácaro da Califórnia, que correm 377 vezes o seu tamanho por segundo.

Os cientistas também compararam o comprimento das pernas da formiga prateada com uma espécie “parente” dela, e descobriram que seus membros são 20% mais curtos, o que torna sua velocidade ainda mais admirável.

Os pesquisadores descobriram que, para alcançar essa velocidade toda, a formiga prateada lança suas pernas a uma velocidade de 1,3 metro/segundo, dando 47 passos por segundo – cerca de um terço a mais do que suas parentes maiores. Além disso, em vez de corres, as formigas “galopam”, tirando todas as seis patas simultaneamente.

Segundo o pesquisador Harald Wolf, essa característica pode estar relacionada ao fato de as formigas viverem em um habitat de dunas de areia, já que esse modo de galopar pode prevenir que as patas do inseto afundem muito profundamente na areia fofa.

As formigas prateadas do Saara saem de seus formigueiros no deserto no pico de calor do dia, quando a temperatura pode chegar a 60°C, para encontrar alimento como a larva-da-farinha, a larva do besouro Tenebrio molitor.