Forte romano é encontrado sob estação de ônibus na Inglaterra

Material achado no local inclui moedas e utensílios de mesa franceses

Restos do forte estavam debaixo de uma estação de ônibus. Crédito: Conselho Municipal de Exeter

Um forte romano foi encontrado na semana passada durante a construção de uma estação de ônibus no centro de Exeter (sudoeste da Inglaterra), noticiaram a rede BBC e o jornal “The Guardian”. A descoberta, feita por arqueólogos, foi descrita por Andrew Pye, da prefeitura de Exeter, como “muito importante e completamente inesperada”. Segundo as autoridades locais, os trabalhos arqueológicos não afetarão o cronograma das obras.

Uma vala romana foi descoberta primeiramente na extremidade superior do local, entre duas ruas. Escavações posteriores revelaram duas grandes valas romanas paralelas uma à outra. Segundo os pesquisadores, elas pertenciam a uma edificação ainda desconhecida, que seria um forte ocupado por um exército ou um complexo de defesa.

No local foram encontradas moedas e cerâmica da região, além de utensílios de mesa vermelhos finos importados da França.

LEIA TAMBÉM: Pesquisadores descobrem complexo arqueológico na Amazônia Central

A Cotswold Archaeology, que fez a descoberta, está trabalhando com a Kier Construction para registrar a história da cidade antes da construção da nova estação de ônibus no local.

Descoberta surpreendente

“A natureza inesperada dessa descoberta e o significado de descobrir características militares romanas anteriormente não documentadas nessa área da cidade fizeram deste um projeto desafiador e interessante”, declarou Derek Evans, gerente de projeto de campo do escritório de Exeter da Cotswold Archaeology. “Estamos ansiosos para realizar uma análise mais aprofundada dos achados e outros materiais recuperados durante nossos trabalhos e refinar a história da história do sítio.”

Concepção artística de como seria a fortificação. Crédito: Conselho Municipal de Exeter

Stephen Rippon, professor de arqueologia da Universidade de Exeter, considerou a descoberta “muito emocionante” e uma “surpresa completa”. De acordo com ele, o local provavelmente foi usado para atividades auxiliares.

Rippon afirmou que poderiam ser traçados paralelos entre a descoberta e outros complexos defendidos pelos romanos também encontrados em Exeter. No entanto, ele ressalvou que seria difícil fazer uma previsão exata das reais dimensões do forte ou onde estaria o restante da construção.

A cidade de Exeter foi construída a partir de um forte romano instalado na área em 55 d.C.