Foto rara mostra lado oculto da Lua com Terra ao fundo

O clique foi disparado pelo microssatélite chinès Longjiang-2 de apenas 50,8 centímetros e que está equipado com câmera óptica construída na Arábia Saudita

Imagem rara obtida pelo microssatélite chinês Longjiang-2. (Crédito: CNSA)

Uma fotografia – feita pelo microssatélite chinês Longjiang-2 – captou ao mesmo tempo a totalidade do lado oculto da Lua com a Terra inteira, ao fundo. Esta rara imagem levou 20 minutos para ser baixada pelo radiotelescópio holandês Dwingeloo. A equipe da Dwingeloo considera “Esta foto da Terra e do lado distante da Lua, talvez a melhor já feita”, segundo postagem no Twitter.

O Longjiang-2 tem apenas 50,8 centímetros de diâmetro e está equipado com uma câmera óptica construída na Arábia Saudita. Entrou na órbita da Lua em junho de 2018, juntamente com sua sonda de comunicação, Queqiao. Mas perdeu seu satélite gêmeo Longjiang-1 em maio de 2018 quando este não conseguiu sair da órbita da Terra após o lançamento e perdeu contato com a Administração Espacial Nacional da China.

O microssatélite já tinha feito imagens da Lua em outubro, mas esteve em período de silêncio no final do ano passado até o início deste para não interferir no pouso da sonda lunar Chang’e-4, primeira missão a se dedicar ao lado mais distante da Lua, em janeiro.

O Queqiao também desempenhou um papel crucial durante o pouso e vem desde então transmitindo informações sobre a sonda chinesa. A Chang’e-4 tem feito imagens panorâmicas do satélite natural, medido a temperatura do regolito de cinzas da Lua e até já fez brotar uma semente de algodão, a primeira vez que um material biológico cresceu no local.

Foto panorâmica do lado oculto da Lua tirada pela sonda chinesa Chang’e-4 (Crédito: CNSA)

Mais fotos lunares estão por vir na próxima semana. Mas o Longjiang-2 não deve viver de cliques, ele também está programado para conduzir um trabalho de radioastronomia de baixa frequência e experimentos de rádio amadores.