O neozelandês Charles Brooks é violoncelista desde criança e passou 20 anos tocando com orquestras ao redor do mundo. Brooks também é um premiado fotógrafo, e ao longo de todo esse tempo cultivou um interesse peculiar em relação à maneira pela qual funcionam o instrumento que ele toca e diversos outros. Em depoimento ao site Colossal, ele disse: “Eu nunca soube o que estava acontecendo lá dentro. Esse era um reino reservado para o luthier. Ocasionalmente, quando um instrumento estava sendo consertado, você tinha um raro vislumbre de dentro, o que sempre foi uma experiência emocionante”.

Violoncelo Lockey Hill de 1780. Crédito: © Charles Brooks, compartilhada com permissão

A curiosidade de Brooks está rendendo uma fascinante série de fotos, Architecture in Music, em que a anatomia interior de pianos e instrumentos de sopros, metais e cordas é exposta. “Sempre me interessei pela psicologia de como nossa mente interpreta a escala em uma imagem bidimensional. Fiquei fascinado com o efeito [da técnica fotográfica] tilt-shift, que fazia coisas grandes parecerem pequenas ao desfocar parte da imagem, e queria saber se poderia fazer coisas pequenas parecerem grandes mantendo tudo nítido”, afirmou ele ao Colossal.

Piano de cauda Modelo D da Steinway. Crédito: © Charles Brooks, compartilhada com permissão
Surpresas para o fotógrafo

A coletânea de fotos abrange, por exemplo, sombras lançadas pelos orifícios de um violoncelo, uma aparentemente interminável ​​escadaria da câmara de som de uma flauta e a fileira de martelos de um piano. O Colossal assinala que, à primeira vista, as imagens lembram mais o interior de edifícios ou de infraestruturas públicas do que componentes musicais.

Flauta de ouro 14 quilates. Crédito: © Charles Brooks, compartilhada com permissão

As fotos de Brooks revelam, por exemplo, que, no caso de pianos de cauda Steinway e Fazioli, seus interiores são praticamente idênticos. Muitos dos instrumentos apresentavam marcas e resíduos de consertos feitos há centenas de anos. “Alguns instrumentos realmente me surpreenderam”, ele contou. “Eu nunca tinha pensado em olhar dentro de um didgeridoo [instrumento de sopro de aborígines australianos] antes e fiquei surpreso ao descobrir que foi esculpido por cupins, e não à mão!”

Piano de cauda Fazioli. Crédito: © Charles Brooks, compartilhada com permissão

Cópias impressas dos trabalhos da série Architecture in Music podem ser adquiridas na loja virtual de Brooks. O trabalho do fotógrafo também pode ser conhecido mais a fundo no seu Instagram (via swissmiss).

Piano de cauda Steinway Modelo D. Crédito: © Charles Brooks, compartilhada com permissão
Didgeridoo por Trevor Gillespie Peckham (Bungerroo), Austrália. Crédito: © Charles Brooks, compartilhada com permissão
Saxofone Selmer 2021. Crédito: © Charles Brooks, compartilhada com permissão