Francisco, o fundamental

Shutterstock
Papa Francisco: “Se a tendência atual continuar, este século poderá testemunhar mudanças climáticas inéditas e uma destruição sem precedentes dos ecossistemas, com graves consequências para todos nós” (2015)

Entre todos os adjetivos que podem ser atribuídos ao papa Francisco, “improvável” talvez seja o melhor ponto de partida para entender o atual sumo pontífice da Igreja Católica. Desde que foi empossado, o argentino Jorge Mario Bergoglio assume posturas que contrariam a imagem conservadora da Igreja.

Em seus discursos, Francisco se mostrou um crítico contundente do capitalismo, um defensor da causa ambientalista e tem enfrentado tabus do próprio catolicismo. Na encíclica Laudato Si – sobre o cuidado da casa comum, a primeira dedicada ao meio ambiente, ele recorre à ciência para defender o fim da cultura do consumo e da degradação do planeta.

A escolha de seu nome papal, certamente, não foi gratuita: São Francisco de Assis viveu uma vida de devoção à pobreza e de apreço à natureza (é o patrono dos animais e do meio ambiente). Sua flexibilidade em relação a temas como a homossexualidade pode desagradar a alguns católicos, mas tem conquistado o respeito e a simpatia até mesmo de ateus.

Estes últimos, aliás, ouviram do próprio papa que, desde que praticassem o bem, seriam aceitos no reino de Deus. Francisco tem sido um protagonista político (foi o principal articulador da reaproximação histórica entre EUA e Cuba) defensor de valores humanos essenciais. Uma figura fundamental em tempos como os nossos.

Veja também
+ Casamento de Ana Maria Braga chega ao fim após marido maltratar funcionários, diz colunista
+ Conheça a eficácia de cada vacina no combate à Covid-19
+ Veja fotos de Karoline Lima, novo affair de Neymar
+ Lázaro Barbosa consegue fugir de novo da polícia após tiroteio
+ Gracyanne Barbosa dança pole dance com novo visual
+ Agência dos EUA alerta: nunca lave carne de frango crua
+ Após processar nora, mãe de Medina a acusa de ter destruído sua casa; veja fotos
+ Yasmin Brunet quebra o silêncio
+ Fondue de chocolate com frutas fácil de fazer
+ Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago


COMPARTILHAR