Furacão Ida: um ciclone exemplar em tempos de aquecimento global

Força dos ventos e volume de chuvas do furacão que tocou o solo na costa da Louisiana surpreendeu os meteorologistas

O Ida visto da Estação Espacial Internacional: ventos e precipitações surpreendentes. Crédito: Nasa

Ainda que não tenha causado prejuízos nas proporções do Katrina em 2005, o furacão Ida assustou os norte-americanos e trouxe preocupação adicional às autoridades e aos cientistas sobre o potencial de dano de tempestades cada vez mais fortes. Além da força dos ventos, o volume da precipitação surpreendeu: mesmo avançando continente adentro, a tempestade pode despejar até 25 centímetros acumulados de chuvas na região do Meio-Atlântico, na costa nordeste dos EUA. Mais de 80 milhões de pessoas estavam sob alerta de chuva e enchentes nos EUA nesta terça-feira (31/8), a maior parte associada ao Ida.

Bloomberg e NY Times destacaram as análises de especialistas sobre a relação entre as chuvas mais intensas e o aquecimento das águas no Golfo do México, onde o Ida se formou. Já o NY Times destacou o impacto da tempestade nas 17 refinarias de petróleo na Louisiana, que respondem por quase ⅕ da capacidade dos EUA de processamento de óleo. Além da paralisação dessas plantas, o risco de vazamento tóxico também preocupa. A Bloomberg informou que demorará semanas para que as áreas de exploração onshore voltem a operar, o que pode causar instabilidade nos preços internacionais do petróleo.

Em Nova Orleans, uma das cidades mais afetadas, mais de um milhão de residências e estabelecimentos comerciais seguem sem energia elétrica e sem previsão para o restabelecimento do serviço. Pelo menos quatro pessoas foram mortas em virtude da tempestade, incluindo uma pessoa atacada por um crocodilo. Bloomberg, Guardian e Reuters deram mais informações.

Saiba mais
+ Carolina Dieckmann pede R$ 9 milhões por mansão no Rio
+ IPVA 2022 SP: veja como consultar e pagar o imposto
+ Um gêmeo se tornou vegano, o outro comeu carne. Confira o resultado
+ Reencarnação na história: uma crença antiquíssima
+ O que se sabe sobre a flurona?
+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ Horóscopo: confira a previsão de hoje para seu signo
+ Veja quais foram os carros mais roubados em SP em 2021
+ Expedição identifica lula gigante responsável por naufrágio de navio em 2011
+ Tudo o que você precisa saber antes de comprar uma panela elétrica
+ Agência dos EUA alerta: nunca lave carne de frango crua