Galáxia em obras

Novas observações sobre a galáxia Messier 95 (NGC 3351) mostram uma intensa atividade de formação de estrelas no anel em torno do seu núcleo

A galáxia Messier 95 (NGC 3351): taxa elevada de formação de estrelas. Crédito: ESO/ R. Leaman/ D. Gadotti/ K. Sandstrom/ D. Calzetti

Observações recentes da galáxia NGC 3351, feitas pelo rádio-observatório Alma, o Very Large Telescope, do Observatório Europeu do Sul (ESO), e o Telescópio Espacial Hubble, da Nasa/ESA, mostraram feedback estelar em ação. Feedback estelar é o processo de redistribuição de energia no meio interestelar (o espaço entre as estrelas) no seio de galáxias com formação estelar.

A NGC 3351, também conhecida por Messier 95, é uma galáxia espiral barrada situada na constelação de Leão. Foi descoberta em 1781 por Pierre Méchain, astrônomo e geógrafo francês que trabalhou com Charles Messier.

LEIA TAMBÉM: Brilho de uma galáxia na estreia do novo observatório do ESO

Arte cósmica na Galáxia do Redemoinho

A formação de estrelas está ocorrendo no anel que circunda o núcleo da NGC 3351 a uma taxa tão elevada que podemos ver bolhas massivas de gás quente sendo ejetadas. Esse gás ejetado pode depois contribuir (tanto positiva como negativamente) para a formação estelar que está ocorrendo na galáxia.