Galáxia ‘fantasmagórica’ é captada pelas lentes de supertelescópio

A galáxia UDG4 é tão grande quanto a Via Láctea, mas tem muito menos estrelas

A galáxia ultradifusa UDG4: aparência de uma mancha no espaço. Crédito: ESO/Iodice et al.

Se olharmos com atenção para o centro difuso e tênue da imagem acima, conseguiremos distinguir uma galáxia “fantasmagórica” – embora seu nome, UDG4, não seja muito assustador. Ela foi capturada com o auxílio do VLT Survey Telescope (VST) do Observatório Europeu do Sul (ESO).

UDG (sigla em inglês) significa galáxia ultradifusa: objetos tão grandes quanto a Via Láctea, mas com cerca de 100 a 1.000 vezes menos estrelas. Essas galáxias apresentam-se assim extremamente tênues, com pouco do gás que forma estrelas. Isso as faz parecer quase como uma nuvem cósmica “fofinha” ou uma mancha no espaço. Suas origens permanecem incertas, mas os astrônomos pensam que pode tratar-se de galáxias “falhadas”, que perderam seus reservatórios de gás no início das suas vidas.

Essa imagem da UDG4 foi obtida no âmbito de um programa muito maior, o rastreio VEGAS (VST Early-type Galaxy Survey), que pretende investigar estruturas muito tênues em aglomerados de galáxias – enormes grupos de muitas galáxias ligadas entre si pela gravidade. O estudo, liderado por Enrichetta Iodice, do Instituto Nacional de Astrofísica da Itália (Inaf), encontrou várias UDGs no Aglomerado da Hidra. No entanto, serão necessárias mais observações para desvendarmos sua verdadeira natureza.

Dada a sua aparência frágil, as UDGs podem ser difíceis de encontrar. No entanto, o VST, equipado com sua câmara OmegaCAM, é extremamente sensível à luz, permitindo aos astrônomos estudar esses objetos tão elusivos.

Veja também
+ Casamento de Ana Maria Braga chega ao fim após marido maltratar funcionários, diz colunista
+ Conheça a eficácia de cada vacina no combate à Covid-19
+ Veja fotos de Karoline Lima, novo affair de Neymar
+ Lázaro Barbosa consegue fugir de novo da polícia após tiroteio
+ Gracyanne Barbosa dança pole dance com novo visual
+ Agência dos EUA alerta: nunca lave carne de frango crua
+ Após processar nora, mãe de Medina a acusa de ter destruído sua casa; veja fotos
+ Yasmin Brunet quebra o silêncio
+ Fondue de chocolate com frutas fácil de fazer
+ Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago