Galeria

 

LIVRO

Memórias democráticas

A soma e o resto: um olhar sobre a vida aos 80 anos.

Fernando Henrique Cardoso

Ed. Civilização Brasileira

A política não é só “a arte do possível”, mas “a arte de criar condições para tornar possível o necessário”. A distinção se destaca no livro de memórias do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, uma conversa informal com o amigo Miguel Darcy Oliveira. Na política, explica o sociológo, “a gente pensa que vai vir o inevitável e ocorre o inesperado”.

O livro é um passeio pela resistência à ditadura de 1964-1985, pelas realizações dos seus dois mandatos presidenciais e pelos desafios de um futuro imperscrutável, para o qual adverte: “Ou encontramos pontos de convergência, uma estratégia comum para a sobrevivência da vida no planeta e para a melhoria da condição de vida dos mais pobres, ou haverá riscos efetivos de rupturas no equilíbrio ecológico e no tecido social.”

FHC diz que gostaria de ser lembrado não por ter posto fim à inflação apenas, mas porque “não prendi ninguém, não fui violento, fui democrático, valorizei as instituições e sempre procurei melhorar a vida dos mais pobres”. Um de seus maiores orgulhos é ter passado a Presidência a um operário metalúrgico: “O próprio Lula era a expressão de um clamor pela chegada ao poder dos de baixo. A minha pessoa não representava essa mudança no plano simbólico, que a eleição do Lula representou.” Muito bom para pensar.

 

STEPHEN HAWKING

Teorias de uma vida

Kitty Ferguson

Ed. Saraiva

Em homenagem aos 70 anos do cientista, esta biografia livre conta como foi sua infância e maturidade, abordando, com sensibilidade, o drama de descobrir-se paciente de uma esclerose lateral amiotrófica, aos 21 anos.

 

ESCOLHAS SUSTENTÁVEIS

Rafael Moraes Chiaravalloti e Cláudio Moraes Pádua

Ed. Urbana

Uma reflexão sobre a importância da ciência e dos sistemas naturais para orientar as sociedades a fazer escolhas sustentáveis. A obra aborda temas como desmatamento, aumento da temperatura, tratamento de água e energias limpas.

 

A HISTÓRIA DAS COISAS

Da natureza ao lixo, o que acontece com tudo que consumimos

Annie Leonard – Ed. Zahar

A americana Annie Leonard, autora do vídeo The Story of Stuff, mostra de onde vem a matéria-prima dos produtos, como esses produtos são feitos e distribuídos e o que acontece quando os jogamos no lixo. Reflexão sobre o consumo.

 

INSETOS: MAGIA, FORMAS E CORES

Lester Scalon e Tomas Sigrist

Ed. Avis Brasilis

Com textos de Tomas Sigrist e 300 fotografias de Lester Scalon, o livro mostra a singularidade e a beleza do mundo invisível dos insetos que fazem parte do nosso planeta. As fotos foram tiradas em florestas e cânions profundos na região central do Brasil.

 

CINEMA

A MÚSICA SEGUNDO TOM JOBIM

O documentário dos cineastas Nelson Pereira dos Santos e Dora Jobim explora o efeito sensorial da imagem e da música para contar a carreira de um dos maiores músicos brasileiros. Composta só por música e imagem, sem narração, a fita emociona mais do que muitos formatos habituais de filmes. Fala por si.

TÃO FORTE E TÃO PERTO

Baseado em um romance de Jonathan Foer, o filme mostra a busca de Oskar Schell (Thomas Horn), de 11 anos, por um armário cuja chave foi achada entre os pertences do pai (Tom Hanks), morto no atentado ao World Trade Center. Durante a procura, Oskar vive aventuras e aprende a ver o mundo de outra maneira.

 

IF A TREE FALLS: A STORY OF THE EARTH LIBERATION FRONT

Documentário sobre Daniel McGowan, membro da Earth Liberation Front (ELF), grupo radical americano de guerrilha ambiental. Em 2001, McGowan foi condenado a sete anos de cadeia pelo incêndio da Universidade de Washington e por formação de quadrilha. O filme questiona se os protestos pacíficos são a melhor forma de chamar a atenção.

 

DVD

O PREÇO DO AMANHÃ

Na ficção futurista de Andrew Niccol, os cientistas descobrem como destruir o gene do envelhecimento. Após os 25 anos, o envelhecimento cessa, mas só se tem mais um ano de vida, a menos que se pague por mais tempo. Nesse cenário, Will Salas (Justin Timberlake) luta para acabar com o sistema injusto.

 

CD

Paul Mccartney

Último CD do ex-beatle, Kisses on the bottom mescla antigos clássicos da música americana e inglesa com composições novas do cantor. McCartney tinha esse projeto em mente, sobre as músicas “da época de meu pai”, que lhe influenciaram e a John Lennon, há tempos.

Pitanga

Terceiro álbum da precoce artista paulistana Mallu Magalhães. A ex-menina de 15 anos “cresceu” muito do ponto de vista sonoro. Em Pitanga, ela mistura a voz doce com o rock, tocando bateria, guitarra e piano. O disco contém composições próprias, em português e inglês.

 

EXPOSIÇÃO

Brinquedos populares

Mostra da incrível diversidade de objetos da coleção de David Glat, curador do Museu do Brinquedo Popular da Bahia. Há bonecos de figuras populares, folclóricos e miniaturas de veículos feitas com diversos materiais. A exposição celebra as diferentes raízes brasileiras da arte de brincar.

Quando até 10 de abril (terça a domingo, das 10h às 17h).

Onde Museu Afro Brasil (Av. Pedro Álvares Cabral, s/n. Parque do Ibirapuera, portão 10. São Paulo, SP)

Informações (11) 3320-8900

 

Modigliani: imagens de uma vida Exibição integrante do calendário oficial Momento Itália-Brasil. Apresenta 54 pinturas, cinco esculturas, 55 desenhos, dois livros e uma litografia do genial artista italiano Amedeo Modigliani (1884-1920). Quando: até 14 de março.

Onde: Museu de Belas Artes (Av. Rio Branco, 199 – Centro, Rio de Janeiro, RJ).

Informações: (21) 2219-8474.

Roma antiga em São Paulo

Exposição composta por 370 obras originais clássicas romanas, organizada, de modo cronológico, em quatro núcleos: a origem, a riqueza, o auge e o declínio do poderoso Império. Um pouco do muito que Roma possuía de especial.

Quando: até 10 de abril.

Onde: Masp (Av. Paulista, 1.578. São Paulo, SP).

Informações: (11) 3251-5644.

 

SITE

Nara Leão

Site com fotos, discografia e documentos da cantora. É possível ouvir muitas das canções gravadas pela artista. Há também alguns extras raros, como uma curiosa versão em espanhol do hit Carcará.

www.naraleao.com.br

 

Rede social dos cientistas

A plataforma Research Gate já conta com mais de 1,3 milhão de pesquisadores de diversos países e áreas. A rede permite que os cientistas troquem informações e façam discussões. Cada perfil pode ser visto como um currículo resumido dos seus feitos.

www.researchgate.net

 

Doadores de sabedoria

Site do projeto homônimo, com belas histórias de superação de pessoas que sofrem de doenças graves, como câncer. Seus vídeos disseminam as reflexões e a sabedoria dos pacientes àqueles que buscam apoio. http://doadoresdesabedoria.com.br/

 

Matemática e ciências

No YouTube, é possível assistir às aulas de matemática e ciências do celebrado Salman Khan em português. Os vídeos são um sucesso nos Estados Unidos pelo modo simples e prático do professor. Bill Gates recorreu a eles para ajudar o filho na lição de casa.

http://bit.ly/y0bfja

 

Veja também
+ Casamento de Ana Maria Braga chega ao fim após marido maltratar funcionários, diz colunista
+ Conheça a eficácia de cada vacina no combate à Covid-19
+ Veja fotos de Karoline Lima, novo affair de Neymar
+ Lázaro Barbosa consegue fugir de novo da polícia após tiroteio
+ Gracyanne Barbosa dança pole dance com novo visual
+ Agência dos EUA alerta: nunca lave carne de frango crua
+ Após processar nora, mãe de Medina a acusa de ter destruído sua casa; veja fotos
+ Yasmin Brunet quebra o silêncio
+ Fondue de chocolate com frutas fácil de fazer
+ Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago


COMPARTILHAR