Gene que avisa a hora de fazer xixi é descoberto

Gene "avisa" quando é hora de ir ao banheiro. Foto: Pixabay

Cientistas descobriram um gene que pode ser o responsável por nos fazer sentir aquela forte vontade de fazer xixi. O estudo foi realizado com ratos de laboratório e pacientes do Centro Clínico dos Institutos Nacionais de Saúde dos Estados Unidos e publicado na revista Nature em 14 de outubro.

De acordo com a pesquisa, a urina sugere que o gene PIEZO2 dá uma espécie de “aviso” quando nossas bexigas estão cheias para ao menos dois tipos diferentes de células. O estudo mostrou também que pacientes que nascem com problemas no gene têm dificuldade em detectar quando a bexiga está cheia.

Para a realização do trabalho com os humanos, foram observados 12 pacientes de 5 a 43 anos. Quase todos eles afirmaram que eles poderiam passar o dia todo sem sentir vontade de ir ao banheiro. Além disso, a maioria fazia xixi menos vezes do que o normal por dia, que é de cinco a seis vezes. 

De acordo com o pesquisador Alex Chesler, os resultados mostraram que o gene coordena fortemente a micção. “É um grande avanço em nossa compreensão da sensação do que está acontecendo dentro do nosso corpo”, disse. Ele também é autor sênior do artigo.

Veja também

+ Invasão de vespas assassinas aumenta tensão com 2020 nos EUA
+ Anticoagulante reduz em 70% infecção de células pelo coronavírus
+ Assintomáticos: 5 dúvidas sobre quem pega o vírus e não tem sintomas
+ 12 dicas de como fazer jejum intermitente com segurança

COMPARTILHAR