Gengibre auxilia no controle do diabetes, conclui estudo

Gengibre pode ser aliado. Foto: Pixabay

Resultados de um estudo que foi publicado na Revista Latino-Americana de Enfermagem mostraram que pacientes que tinham diabetes mellitus tipo dois e que usaram gengibre tiveram suas taxas de glicemia e níveis de colesterol reduzidos. Os dados fazem parte da tese de doutorado da pesquisadora Gerdane Celene Nunes Carvalho, da Universidade Federal do Ceará.

Para avaliar a eficácia do gengibre na diminuição de biomarcadores glicêmicos e lipídicos em pacientes com diabetes mellitus tipo dois foi realizado um ensaio clínico entre dezembro de 2017 e junho de 2018 com pessoas diagnosticadas com a doença e que faziam acompanhamento em unidades de atenção primária à saúde no Piauí.

Os participantes do estudo foram divididos em dois grupos e pareados um a um. No grupo experimental, as pessoas tomaram duas cápsulas de gengibre em pó todos os dias durante três meses. Já no grupo de controle, os participantes ingeriram um placebo. No entanto, todos eles foram orientados a manter os medicamentos para diabetes que já usavam.

Na comparação, os participantes que receberam doses de gengibre diárias tiveram uma redução de 20,3 mg/dl a mais nos níveis de glicemia venosa em jejum do que os que tomaram apenas o placebo.

Veja também

+ Invasão de vespas assassinas aumenta tensão com 2020 nos EUA
+ Anticoagulante reduz em 70% infecção de células pelo coronavírus
+ Assintomáticos: 5 dúvidas sobre quem pega o vírus e não tem sintomas
+ 12 dicas de como fazer jejum intermitente com segurança

COMPARTILHAR