Pesquisadores da empresa de tecnologia britânica Paragraf e da Queen Mary University de Londres demonstraram a fabricação bem-sucedida de um diodo orgânico emissor de luz (OLED) com um ânodo de monocamada de grafeno no lugar do óxido de índio-estanho (ITO, na sigla em inglês) em diodos emissores de luz orgânicos. O novo estudo foi publicado na revista Advanced Optical Materials.

O índio é um dos nove elementos mais raros da crosta terrestre e está na lista de materiais essenciais da União Europeia. No entanto, é amplamente utilizado, principalmente na forma de ITO, e uma parte importante das telas sensíveis ao toque em nossos telefones celulares e computadores. A maioria das casas tem muitos itens contendo índio, que é usado em TVs de tela plana, painéis solares e também em lâmpadas LED.

A pesquisa, financiada pela Innovate UK (agência de inovação do governo do Reino Unido), abre a porta para uma mudança radical no potencial dos dispositivos de alta tecnologia do futuro, removendo um ingrediente limitante, o índio.

Material abundante e sustentável

O professor Colin Humphreys, da Queen Mary e da Paragraf, disse: “Por causa de sua importância e escassez, houve muitas tentativas de substituir o ITO, mas nenhum material foi encontrado com desempenho comparável em um dispositivo eletrônico ou óptico até agora. Nosso estudo é o primeiro no mundo a demonstrar que o grafeno pode substituir o ITO em um aparelho eletrônico/óptico. Mostramos que um grafeno-OLED tem um desempenho idêntico a um ITO-OLED. ITO-OLEDs são amplamente utilizados, como em telas sensíveis ao toque em nossos telefones celulares”.

O grafeno é um material composto por uma única camada de átomos de carbono. O carbono é muito abundante na Terra e, ao contrário do índio, é um material sustentável. Quando foi descoberto, na forma de pequenos flocos, o grafeno foi chamado de material maravilhoso por causa de suas propriedades surpreendentes. No entanto, organizações como IBM, Intel e Samsung não conseguiram impulsionar a produção do grafeno, para que ele possa ser usado em dispositivos eletrônicos. A Paragraf desenvolveu uma nova maneira de produzir grafeno em grandes áreas adequado para tais dispositivos.