Neste domingo, 21 de março, o maior asteroide a passar pela Terra este ano se aproximará a cerca de 2 milhões de quilômetros do nosso planeta, segundo a Nasa divulgou em 11 de março. Denominado 2001 FO32, o objeto foi descoberto há 20 anos e tem diâmetro de cerca de 914 metros.

A visita vai permitir aos astrônomos uma visão privilegiada de um asteroide. Dois milhões de quilômetros correspondem a mais de 5 vezes a distância média entre a Terra e a Lua. Mesmo assim, os cientistas classificam o corpo celeste como “asteroide potencialmente perigoso”.

“Atualmente, pouco se sabe sobre esse objeto, então o encontro muito próximo oferece uma excelente oportunidade para aprender muito sobre esse asteroide”, disse Lance Benner, cientista do Laboratório de Propulsão a Jato (JPL) da Nasa.

O asteroide deverá passar pela Terra viajando cerca de 124 mil km/h mais rápido que a maioria de seus companheiros que se avizinham do planeta. Segundo a Nasa, o hemisfério sul terá melhores condições de observá-lo do que o hemisfério norte. Nesta parte do mundo, ele aparecerá mais brilhante.