Grande atividade de vulcões impulsionou ascensão dos dinossauros

Alterações climáticas ocorridas há mais de 230 milhões de anos impactaram fortemente a flora e a fauna, dando início a um reinado de 150 milhões de anos dos dinossauros

Mudanças ecológicas após intensa atividade vulcânica durante o Episódio Pluvial Carniano, há 230 milhões de anos, pavimentaram o caminho para que os dinossauros se tornassem a espécie dominante. Crédito: Pixabay

A ascensão dos dinossauros coincidiu com mudanças ambientais causadas por grandes erupções vulcânicas há mais de 230 milhões de anos, revela um novo estudo de uma equipe de cientistas chineses e britânicos. O trabalho foi publicado na revista Proceedings of the National Academy of Sciences (PNAS).

O Episódio Pluvial Carniano (CPE, na sigla em inglês), do Triássico Superior, viu um aumento na temperatura e umidade globais. Isso criou um grande impacto no desenvolvimento da vida animal e vegetal, coincidindo com o estabelecimento das coníferas modernas.

Os pesquisadores analisaram registros de sedimentos e fósseis de plantas de um lago na Bacia de Jiyuan, no norte da China, combinando pulsos de atividade vulcânica com mudanças ambientais significativas , incluindo o clima de “megamonção” do CPE, cerca de 234 a 232 milhões de anos atrás.

Chuvas intensas

A equipe de pesquisa revelou no estudo quatro episódios distintos de atividade vulcânica durante esse período de tempo. A fonte mais provável seriam grandes erupções vulcânicas da Grande Província Ígnea de Wrangellia, cujos remanescentes são preservados no oeste da América do Norte.

O coautor Jason Hilton, professor de Paleobotânica e Paleoambientes da Escola de Geografia, Terra e Ciências Ambientais da Universidade de Birmingham (Reino Unido), comentou: “No espaço de 2 milhões de anos, a vida animal e vegetal do mundo passou por grandes mudanças, incluindo extinções seletivas no reino marinho e diversificação de grupos de plantas e animais em terra. Esses eventos coincidem com um intervalo notável de chuvas intensas conhecido como Episódio Pluvial Carniano”.

Ele prosseguiu: “Nossa pesquisa mostra, em um registro detalhado de um lago no norte da China, que esse período pode realmente ser resolvido em quatro eventos distintos, cada um impulsionado por pulsos discretos de poderosa atividade vulcânica associada a enormes liberações de dióxido de carbono na atmosfera. Isso desencadeou um aumento na temperatura e umidade globais”.

Os pesquisadores descobriram que cada fase da erupção vulcânica coincidiu com uma grande perturbação do ciclo global do carbono, grandes mudanças climáticas para condições mais úmidas, bem como o aprofundamento do lago com uma diminuição correspondente no oxigênio e na vida animal.

Capacidade poderosa

Eventos geológicos de um período de tempo semelhante na Europa Central, leste da Groenlândia, Marrocos, América do Norte e Argentina, entre outros locais, indicam que o aumento das chuvas resultou na expansão generalizada das bacias de drenagem convergindo para lagos ou pântanos, em vez de rios ou oceanos.

“Nossos resultados mostram que grandes erupções vulcânicas podem ocorrer em pulsos múltiplos e discretos, demonstrando sua poderosa capacidade de alterar o ciclo global do carbono, causar distúrbios climáticos e hidrológicos e impulsionar processos evolutivos”, acrescentou a coautora drª Sarah Greene, professora na Escola de Geografia, Ciências da Terra e Ambientais da Universidade de Birmingham.

A drª Emma Dunne, paleobióloga da Universidade de Birmingham que não esteve envolvida no estudo, comentou: “Esse período relativamente longo de atividade vulcânica e mudança ambiental teria consequências consideráveis ​​para os animais terrestres. Nessa época, os dinossauros haviam apenas começado a se diversificar e é provável que, sem esse evento, eles nunca teriam alcançado seu domínio ecológico que vimos nos 150 milhões de anos seguintes”.

O professor Hilton acrescentou: “Além dos dinossauros, esse período notável na história da Terra também foi importante para o surgimento de grupos de coníferas modernas e teve um grande impacto na evolução dos ecossistemas terrestres e da vida animal e vegetal – incluindo samambaias, crocodilos, tartarugas, insetos e os primeiros mamíferos”.

Veja também
+ Casamento de Ana Maria Braga chega ao fim após marido maltratar funcionários, diz colunista
+ Conheça a eficácia de cada vacina no combate à Covid-19
+ Veja fotos de Karoline Lima, novo affair de Neymar
+ Lázaro Barbosa consegue fugir de novo da polícia após tiroteio
+ Gracyanne Barbosa dança pole dance com novo visual
+ Agência dos EUA alerta: nunca lave carne de frango crua
+ Após processar nora, mãe de Medina a acusa de ter destruído sua casa; veja fotos
+ Yasmin Brunet quebra o silêncio
+ Fondue de chocolate com frutas fácil de fazer
+ Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago