Grande círculo pré-histórico é encontrado perto de Stonehenge

Estrutura com mais de 4.500 anos de idade e quase dois quilômetros de diâmetro surpreende arqueólogos britânicos pela sofisticação

Panorâmica da área de Durrington Walls, perto de Stonehenge: sensoriamento remoto e pesquisas de campo revelaram a existência de um monumento de 4.500 anos na área. Crédito: Ethan Doyle White/Wikimedia

Stonehenge pode ser um dos sítios arqueológicos mais conhecidos da Terra, mas uma equipe de arqueólogos britânicos está comemorando a descoberta de um novo e importante monumento pré-histórico, a cerca de 3,5 quilômetros do local. Suas descobertas estão em um artigo publicado na revista “Internet Archaeology“.

Estudos e análises de campo recentes revelaram evidências de 20 ou mais dutos pré-históricos maciços, com mais de dez metros de diâmetro e cinco metros de profundidade. Esses dutos formam um círculo com cerca de dois quilômetros de diâmetro, que abrange uma área superior a três quilômetros quadrados em torno de Durrington Walls, um dos maiores círculos de pedra da Grã-Bretanha, e o famoso círculo pré-histórico menor de Woodhenge.

O núcleo dos dutos forneceu datas de radiocarbono. De acordo com elas, as estruturas são neolíticas e foram escavadas há mais de 4.500 anos, na época da construção de Durrington Walls.

LEIA TAMBÉM: DNA revela origem de povo que construiu Stonehenge

O professor Vincent Gaffney, da Universidade de Bradford, um dos principais arqueólogos do projeto e primeiro autor do artigo, disse: “Esta é uma descoberta sem precedentes de grande importância no Reino Unido. Pesquisadores importantes de Stonehenge e sua paisagem foram surpreendidos pela escala da estrutura e pelo fato de ela não ter sido descoberta até agora tão perto de Stonehenge.”

Mapa com o círculo recém-descoberto. Crédito: Universidade de St. Andrews
Sintonia com eventos naturais

O dr. Richard Bates, da Escola de Ciências da Terra e do Meio Ambiente da Universidade de St. Andrews (Reino Unido), disse: “Mais uma vez, o uso de um esforço multidisciplinar com sensoriamento remoto e amostragem cuidadosa está nos dando uma visão do passado que mostra uma sociedade ainda mais complexa do que poderíamos imaginar. Práticas claramente sofisticadas demonstram que as pessoas estavam afinadas com os eventos naturais a um ponto que mal conseguirmos conceber no mundo em que vivemos hoje.”

Tim Kinnaird, também da Escola de Ciências da Terra e do Meio Ambiente da Universidade de St. Andrews, disse: “Os preenchimentos sedimentares contêm um rico e fascinante arquivo de informações ambientais anteriormente desconhecidas, e, com perfis e datação de luminescência opticamente estimulada e datação, podemos escrever detalhes narrativos da paisagem de Stonehenge nos últimos 4 mil anos.”

Os arqueólogos acreditam que os dutos serviam como limite para uma área ou setor sagrado associado ao círculo de pedra. O período neolítico, associado aos primeiros agricultores da Grã-Bretanha, caracteriza-se pelo desenvolvimento de estruturas rituais ornamentadas e, ocasionalmente, muito grandes, incluindo o círculo de pedras em Stonehenge. No entanto, nenhuma estrutura pré-histórica no Reino Unido abrange uma área tão grande como o círculo de dutos em Durrington, e a estrutura é de fato única.

Além da escala da estrutura, o circuito de dutos tem outras características surpreendentes. O limite parece ter sido deliberadamente definido para incluir um monumento pré-histórico anterior dentro da área – o Recinto de Fossos de Larkhill. Esse sítio foi construído mais de 1.500 anos antes do círculo de pedras em Durrington. Essa distância entre o círculo e o recinto anterior, a mais de 800 metros, parece orientar a colocação dos dutos ao redor de Durrington.

Localização do monumento descoberto e outros sítios arqueológicos importantes da área. Crédito: Google Earth/Universidade de St, Andrews
Sistema de contagem

A evidência de como esses detalhes foram dispostos é extremamente importante, pois implica que os primeiros habitantes da Grã-Bretanha usaram um sistema de contagem relativo ao número de passos que abrangia longas distâncias. As evidências para um planejamento tão cuidadoso, em tal escala, são inesperadas e enfatizam a importância do posicionamento desses aspectos.

O dr. Nick Snashall, arqueólogo do National Trust para o patrimônio mundial de Stonehenge e Avebury, disse: “Como o local onde os construtores de Stonehenge viviam e festejavam, Durrington Walls é a chave para desvendar a história da paisagem mais ampla de Stonehenge, e essa descoberta surpreendente nos oferece novas ideias sobre as vidas e crenças de nossos ancestrais neolíticos. (…) A equipe Hidden Landscapes combinou um trabalho de campo arqueológico de ponta com um bom trabalho antiquado de detetive para revelar essa descoberta extraordinária e escrever um capítulo totalmente novo na história da paisagem de Stonehenge.”

Os arqueólogos acreditam que o esforço investido no circuito reflete um importante vínculo cosmológico entre esses dois locais rituais, e que os grandes dutos foram escavados para registrar o que deve ter sido um limite importante e sagrado. A presença de tais características maciças (e talvez uma linha interna de correio) guiava as pessoas em direção aos locais religiosos dentro do círculo ou servia de aviso àqueles que não tinham permissão para atravessar a fronteira marcada pelos dutos.

Segundo Gaffney, a forma circular recém-descoberta sugere uma “enorme declaração cosmológica e a necessidade de inscrevê-la na própria terra”. Ele acrescentou: “O que estamos vendo são dois monumentos enormes com seus territórios. Outros arqueólogos, incluindo Michael Parker Pearson, do University College London, sugeriram que, enquanto Stonehenge, com suas pedras permanentes, era uma área para mortos, Durrington, com suas estruturas de madeira, era para os vivos.”

Veja também

+ Invasão de vespas assassinas aumenta tensão com 2020 nos EUA
+ Anticoagulante reduz em 70% infecção de células pelo coronavírus
+ Assintomáticos: 5 dúvidas sobre quem pega o vírus e não tem sintomas
+ 12 dicas de como fazer jejum intermitente com segurança