Heineken e Natura promoverão reciclagem de copos no Rock in Rio 2019

Cerca de 2,5 milhões de copos coletados no Rock in Rio serão aproveitados em embalagens da Natura

Cerca de 2,5 milhões de copos plásticos usados no evento serão reciclados. Foto: Divulgação

As marcas Heineken e Natura firmaram em agosto uma parceria inédita para o Rock in Rio 2019, pela qual os copos de plástico descartados durante os sete dias do festival (entre 27 de setembro e 6 de outubro) serão transformados em embalagens da linha Natura Humor. Estima-se que aproximadamente 2,5 milhões de copos serão reciclados. A iniciativa serve de convite para que as pessoas sejam agentes de transformação da sociedade, além de estimular a economia circular.

O ciclo é iniciado com cooperativas locais, que já trabalham em parceria com o festival, e irão separar e dar um destino correto aos resíduos plásticos gerados durante o evento. Os materiais coletados serão encaminhados para a Braskem, empresa parceira do projeto e fornecedora de resina plástica para a fabricação de embalagens da Natura. Com o uso de materiais reciclados pós-consumo, a previsão é gerar, aproximadamente, 10 toneladas de resina, que darão origem a cerca de 670 mil tampas do Deo Spray Corporal Humor.

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A iniciativa evitará a emissão de até 15 toneladas de CO2 para a atmosfera, mesma quantidade que um carro produziria ao dar três voltas ao redor da Terra (cerca de 38 mil km).

Vida longa

“A Heineken é patrocinadora do Rock in Rio desde 2011 e, em consonância com o posicionamento do festival, no preocupamos em trazer ativações que reforcem a importância de reciclar os copos usados dentro da Cidade do Rock”, afirma Vanessa Brandão, diretora das marcas premium do Grupo Heineken no Brasil. “Em 2019, estamos dando um passo à frente e, de fato, mostrando aos consumidores que um objeto usado pode ser ressignificado e ter uma vida longa. O cuidado com o meio ambiente deve ser uma preocupação compartilhada e queremos ser provedores de hábitos positivos e sustentáveis para o planeta em que vivemos.”

Maria Paula Fonseca, diretora global da marca Natura, lembra que sua empresa tem um compromisso histórico com a sustentabilidade, um dos pilares de atuação da marca. “Desde 2007, somos uma empresa carbono neutro e acreditamos que o compromisso de reduzir as emissões de carbono e gerar impacto positivo na sociedade e no meio ambiente é um desafio coletivo”, explica. “A parceria com a Heineken é mais um desdobramento do movimento ‘Todos Juntos #PorUmMundoMaisBonito’, no qual fazemos um convite para que as pessoas se engajem na construção de um mundo melhor.”

O hotsite que explica melhor a ação está no ar desde 29 de agosto: http://www.heineken.com.br/orockserenova

Reciclagem passo a passo

– Resíduos recicláveis são encaminhados para cooperativas parceiras;

– Cooperativas separam os copos e formam fardos;

– Braskem compra, transporta e converte os copos em resina reciclada;

– Produtores de embalagem da Natura compram a resina reciclada da Braskem e produzem peças;

– Natura compra as peças produzidas com resina reciclada e transforma em produto Natura na fábrica de Cajamar, em São Paulo;

– Consultoras de Beleza Natura vendem produto com embalagem produzida a partir da resina reciclada, com menor impacto ambiental e gerando renda.

 

Sobre Gestão de Resíduos no Rock in Rio

O Rock in Rio é um dos poucos eventos do mundo certificado pela ISO 20121 em gestão de eventos sustentáveis. O festival conta com um plano de gestão de resíduos baseado nos três pilares da sustentabilidade: econômico, com reutilização de materiais; ambiental, com a valorização de 100% dos resíduos gerados no evento; e social, com a doação da sobra dos materiais para instituições sociais.

Para atingir a meta de valorizar e reciclar os seus resíduos, o Rock in Rio implementará, em conjunto com seus parceiros, uma série de medidas que vão desde a formação de todos os envolvidos na produção e separação dos resíduos do evento à sensibilização do público, peça fundamental para o sucesso da operação.

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