Helicóptero Ingenuity segue fazendo história em Marte

Primeiro helicóptero motorizado acionado em um planeta diferente da Terra, o Ingenuity já fez nove voos em Marte, o último dos quais foi o mais relevante em termos científicos

O Ingenuity (direita) em solo marciano: cada vez mais ativo no Planeta Vermelho. Crédito: Nasa JPL-Caltech/ASU

O Ingenuity, o helicóptero que chegou a Marte no rover Mars Perseverance, já fez nove voos no Planeta Vermelho. Sua conquista histórica é a realização do primeiro voo de helicóptero motorizado em um corpo planetário diferente da Terra.

De acordo com Håvard F. Grip, piloto chefe do Ingenuity, e Ken Williford, cientista adjunto do Projeto Perseverance, o voo 9, que ocorreu em julho de 2021, foi diferente das viagens anteriores. Ele quebrou os recordes de duração de voo e velocidade de cruzeiro. Além disso, quase quadruplicou a distância voada entre os dois pontos de pouso.

Mas o que realmente diferenciou o voo foi o terreno que o Ingenuity teve de superar durante seus 2 minutos e 46 segundos no ar. Essa área, chamada “Séítah”, seria difícil de percorrer com um veículo terrestre como o rover Perseverance. O voo 9 também foi explicitamente projetado para ter valor científico, fornecendo a primeira visão de perto dos principais alvos científicos que o rover não alcançará por um bom tempo.

Ajuda externa

Mas a equipe do Mars Perseverance não fez isso sozinha. Uma equipe de especialistas em helicópteros do Centro de Pesquisa Ames da Nasa, na Califórnia, ajudou a equipe do Ingenuity a garantir que o helicóptero tivesse a melhor chance de sucesso em voar na tênue atmosfera do Planeta Vermelho.

A imagem no alto foi capturada pelo rover Mars Perseverance usando sua câmera Left Mastcam-Z, composta por um par de câmeras localizadas no alto do mastro do rover, em 15 de junho de 2021 (Sol 114).

Veja também
+ Casamento de Ana Maria Braga chega ao fim após marido maltratar funcionários, diz colunista
+ Conheça a eficácia de cada vacina no combate à Covid-19
+ Veja fotos de Karoline Lima, novo affair de Neymar
+ Lázaro Barbosa consegue fugir de novo da polícia após tiroteio
+ Gracyanne Barbosa dança pole dance com novo visual
+ Agência dos EUA alerta: nunca lave carne de frango crua
+ Após processar nora, mãe de Medina a acusa de ter destruído sua casa; veja fotos
+ Yasmin Brunet quebra o silêncio
+ Fondue de chocolate com frutas fácil de fazer
+ Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago