Uma pesquisa da Universidade de Kent (Reino Unido) sugere que os homens podem distinguir pelo olfato se as mulheres estão sexualmente excitadas ou não. A detecção da excitação sexual pelo odor emitido pode funcionar como um canal adicional na comunicação do interesse sexual e fornecer uma verificação adicional do interesse sexual humano.

Publicada na revista “Archives of Sexual Behavior”, a pesquisa de Arnaud Wisman, psicólogo da Universidade de Kent, expande estudos anteriores que concluíram que os seres humanos podem se comunicar e detectar emoções como medo ou tristeza através do aroma. A excitação sexual também é identificada como um estado físico emocional.

As descobertas foram estabelecidas através de três experimentos diferentes, nos quais homens processavam o perfume de amostras de suor das axilas de mulheres anônimas excitadas sexualmente ou não. Os participantes avaliaram o perfume das mulheres sexualmente excitadas como relativamente mais atraente, e isso aumentou sua motivação sexual. O dado sugere que os sinais químicos do perfume isoladamente podem provocar uma resposta sexual nos destinatários.

LEIA TAMBÉM: Masculino, feminino, mais ou menos

Wisman disse: “Os estudos atuais sugerem que os homens são sensíveis aos sinais olfativos de excitação sexual liberados pelas mulheres. Esta pesquisa sugere que esses sinais liberados juntamente com as correspondentes expressões visuais e auditivas de interesse sexual podem produzir um sinal geral mais forte que aumenta a motivação sexual. O interesse sexual pode envolver mais do que aparenta e esperamos que as descobertas atuais incentivem pesquisas adicionais para examinar o papel dos sinais olfativos sexuais na comunicação humana”.