Localizada a cerca de 60 milhões de anos-luz da Terra, na constelação de Fornax (A Fornalha), a grande galáxia espiral barrada NGC 1365 é o destaque nesta imagem obtida pelo telescópio espacial Hubble, da Nasa/ESA. Os redemoinhos azuis e laranja-fogo mostram onde as estrelas acabaram de se formar e os empoeirados locais de futuros berçários estelares.

Na borda externa da imagem, podem ser vistas enormes regiões de formação de estrelas dentro da NGC 1365. As regiões brilhantes em azul-claro indicam a presença de centenas de estrelas-bebês que se formaram a partir da coalescência de gás e poeira nos braços externos da galáxia.

Esta imagem do Hubble foi capturada como parte de uma pesquisa conjunta com o Atacama Large Millimeter/submillimeter Array (Alma), no Chile. A pesquisa, intitulada Physics at High Angular resolution in Nearby GalaxieS (Phangs), ajudará os cientistas a entender como a diversidade de ambientes de galáxias observadas no universo próximo, incluindo a NGC 1365 e outras galáxias fotografadas pelo Hubble, como a NGC 2835 e a NGC 2775, influenciam a formação de estrelas e aglomerados de estrelas.

LEIA TAMBÉM: Hubble celebra 30 anos com foto incrível de berçário estelar

Prevê-se que a Phangs vai reunir imagens de mais de 100 mil nuvens de gás e regiões de formação de estrelas além da Via Láctea. A pesquisa deverá descobrir e esclarecer muitas das ligações entre nuvens de gás frio, formação de estrelas e a forma geral e morfologia das galáxias.