Hubble flagra uma notável fábrica de estrelas no espaço profundo

A galáxia SDSSJ225506.80+005839.9, na constelação de Peixes, é resultado de uma fusão galáctica ocorrida nos últimos bilhões de anos

Galáxia SDSSJ225506.80+005839.9 (na parte direita central da imagem): resultado de uma fusão galáctica ocorrida há bilhões de anos. Crédito: ESA/Hubble & Nasa, A. Zabludoff

A grande extensão de espaço mostrada acima, capturada com o telescópio espacial Hubble, da Nasa/ESA, apresenta a galáxia SDSSJ225506.80+005839.9. Ao contrário de muitas outras galáxias extravagantes e nebulosas impressionantes fotografadas pelo Hubble, essa galáxia não tem um nome popular curto. Ela só é conhecida por seu longo nome SDSS, que se refere às suas coordenadas no céu. Essa galáxia – visível na parte direita central da imagem – e suas muitas maravilhosas galáxias vizinhas estão na constelação de Peixes.

A SDSSJ225506.80+005839.9 é uma galáxia pós-starburst, um produto de galáxias que se fundiram nos últimos bilhões de anos. Esse evento de fusão levou o gás ao centro da galáxia e criou uma abundância de novas estrelas, das quais as mais brilhantes são visíveis no núcleo da galáxia remanescente. As cascas e caudas visíveis ao redor das galáxias também são resultado desse evento de fusão.

As galáxias starburst são notáveis produtoras de estrelas. Para efeito de comparação, as galáxias normais também formam estrelas, mas em taxas 100 vezes menores.

LEIA TAMBÉM:

Localizada muito além da Via Láctea, essa galáxia é quase impossível de vislumbrar sem a ajuda do Hubble. Como milhares de galáxias muito distantes e tênues, ela só foi descoberta e catalogada nos últimos anos. Muitos milhões de galáxias ainda aguardam nossa descoberta enquanto construímos uma imagem maravilhosa de nosso céu noturno.

Veja também
+ Casamento de Ana Maria Braga chega ao fim após marido maltratar funcionários, diz colunista
+ Conheça a eficácia de cada vacina no combate à Covid-19
+ Veja fotos de Karoline Lima, novo affair de Neymar
+ Lázaro Barbosa consegue fugir de novo da polícia após tiroteio
+ Gracyanne Barbosa dança pole dance com novo visual
+ Agência dos EUA alerta: nunca lave carne de frango crua
+ Após processar nora, mãe de Medina a acusa de ter destruído sua casa; veja fotos
+ Yasmin Brunet quebra o silêncio
+ Fondue de chocolate com frutas fácil de fazer
+ Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago