Hubble investiga uma galáxia espiral especialíssima

A NGC 5364 é denominada espiral de grande design, categoria na qual se encaixam apenas 10% dessas galáxias

NGC 5364: arquétipo da galáxia espiral. Crédito: Hubble, Nasa & ESA

A galáxia que aparece nesta imagem capturada pela Câmera Avançada para Pesquisas do Telescópio Espacial Hubble, da Nasa e da ESA, recebe o nome de NGC 5364. A NGC 5364 não é apenas uma galáxia espiral: ela também é conhecida como uma galáxia espiral de grande design – um nome descritivo ao qual fazem jus apenas 10% das espirais.

Embora todas as espirais tenham uma estrutura amplamente semelhante, existe bastante variação entre galáxias individualmente. Algumas têm braços irregulares, de formas esquisitas, algumas têm barras de estrelas cortando seu núcleo, alguns são colossais e radiantes e outras são fracas e diminutas.

Grande design, como a NGC 5364, é, sob muitos aspectos, o arquétipo de uma galáxia espiral. Essas galáxias são caracterizadas por seus braços proeminentes e bem definidos, que circulam para fora a partir de um núcleo claro.

LEIA TAMBÉM: Hubble analisa uma bela galáxia espiral e seu misterioso buraco negro

Apesar de ser classificada dessa maneira, a NGC 5364 está longe de ser perfeita. Seus braços são assimétricos em comparação com outras espirais de grande design. Acredita-se que isso seja devido às interações com um vizinho próximo. Essa vizinha e a NGC 5364 estão se arrastando, distorcendo e movendo suas estrelas e gás e causando essa aparência deformada.