Hubble mostra detalhes de um aglomerado-monstro de galáxias

O aglomerado de Perseu, um dos maiores objetos astronômicos do universo conhecido, é constituído por milhares de galáxias, algumas das quais aparecem na imagem

Vista parcial do aglomerado de Perseu: duas enormes galáxias, uma à esquerda, lenticular, e outra espiral, à direita, se destacam nesta imagem espetacular. Crédito: ESA/Hubble & Nasa, W. Harris. Reconhecimento: L. Shatz

Duas coisas chamam a atenção nesta foto espetacular tirada com a Wide Field Camera 3 (WFC3) do telescópio espacial Hubble, da Nasa/ESA: as duas enormes galáxias que flanqueiam os lados esquerdo e direito da imagem. A galáxia à esquerda é uma galáxia lenticular, identificada como 2MASX J03193743 + 4137580. A galáxia espiral à direita é mais simplesmente chamada de UGC 2665. Ambas as galáxias estão a aproximadamente 350 milhões de anos-luz da Terra e fazem parte do enorme aglomerado de galáxias de Perseu.

Perseu é uma figura importante na mitologia grega. Ele é conhecido por matar Medusa, a Górgona – também famosa pelo triste motivo de ter sido amaldiçoada por ter cobras vivas como cabelo. Dadas as credenciais impressionantes de Perseu, parece apropriado que o aglomerado de galáxias homônimo seja um dos maiores objetos do universo conhecido. Ele consiste em milhares de galáxias, apenas algumas das quais são visíveis nesta imagem.

O detalhe maravilhoso na imagem se deve à poderosa resolução e alta sensibilidade da WFC3. Essa câmera é sensível à luz visível e infravermelha. Portanto, esses são os comprimentos de onda capturados nesta imagem. O superaglomerado de Perseu parece muito diferente em outros comprimentos de onda. Embora nesta imagem os espaços entre as galáxias pareçam escuros e pacíficos, quando a emissão de raios X é observada, o aglomerado de Perseu parece estar queimando com uma luz intensa e brilhante.

Veja também
+ Casamento de Ana Maria Braga chega ao fim após marido maltratar funcionários, diz colunista
+ Conheça a eficácia de cada vacina no combate à Covid-19
+ Veja fotos de Karoline Lima, novo affair de Neymar
+ Lázaro Barbosa consegue fugir de novo da polícia após tiroteio
+ Gracyanne Barbosa dança pole dance com novo visual
+ Agência dos EUA alerta: nunca lave carne de frango crua
+ Após processar nora, mãe de Medina a acusa de ter destruído sua casa; veja fotos
+ Yasmin Brunet quebra o silêncio
+ Fondue de chocolate com frutas fácil de fazer
+ Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago