Nas sombras da noite, encontra-se uma galáxia espiral barrada chamada NGC 3583, fotografada aqui pelo Telescópio Espacial Hubble, da Nasa/ESA. Essa é uma galáxia espiral barrada com dois braços que se lançam para o universo.

A NGC 3583 está localizada a 98 milhões de anos-luz da Via Láctea. Duas supernovas explodiram nessa galáxia, uma em 1975 e outra, mais recentemente, em 2015.

Existem algumas maneiras diferentes pelas quais uma supernova pode se formar. No caso dessas duas supernovas, as explosões evoluíram de dois sistemas estelares binários independentes, nos quais o remanescente estelar de uma estrela semelhante ao Sol, conhecida como anã branca, estava coletando material de sua estrela companheira. Alimentando-se de sua parceira, a anã branca devorou ​​o material até atingir uma massa máxima. Nesse ponto, a estrela entrou em colapso antes de explodir em uma supernova brilhante.

LEIA TAMBÉM: Hubble mostra uma galáxia absolutamente incomum

Dois desses eventos foram vistos na NGC 3583 e, embora não sejam visíveis nesta foto, ainda podemos nos maravilhar com a terrível simetria da galáxia.