A Nebulosa da Chama (NGC 2024) é uma grande região de formação de estrelas na constelação de Órion que fica a cerca de 1.400 anos-luz da Terra. É uma parte do Complexo da Nuvem Molecular de Órion, que inclui nebulosas famosas como a Nebulosa Cabeça de Cavalo e a Nebulosa de Órion.
A imagem acima focaliza o coração escuro e empoeirado da nebulosa, onde reside um aglomerado de estrelas, quase totalmente escondido da vista. Perto dali (mas não visível nesta imagem) está Alnitak, a estrela mais oriental do Cinturão de Órion. A radiação de Alnitak ioniza o gás hidrogênio da Nebulosa da Chama. À medida que o gás começa a esfriar de seu estado de energia superior para um estado de energia inferior, ele emite energia na forma de luz, causando o brilho visível por trás das nuvens de poeira.
- Segredos por trás de uma nebulosa escura
- Hubble revela beleza de onda de choque de gases em nebulosa
- Misteriosa ‘superbolha’ esvazia nebulosa em nova imagem do Hubble
Os pesquisadores têm usado o telescópio espacial Hubble, da Nasa/ESA, para medir a massa das estrelas no aglomerado enquanto procuram por anãs marrons. Essas últimas são um tipo de objeto escuro que é muito quente e massivo para ser classificado como um planeta, mas também muito pequeno e frio para brilhar como uma estrela.
Saiba mais
+ CPF do remetente deverá constar nas encomendas enviadas pelos Correios
+ Por que Saturno é tão temido?
+ Astrônomos chegam a consenso sobre a idade do universo
+ Fã ‘faz diagnóstico’ de hérnia em Rafa Kalimann, que confirma
+ Corpo de responsável por câmeras de clube onde petista foi assassinado é encontrado no Paraná
+ Por que Saturno é tão temido?
+ Veja objetos, símbolos e amuletos que atraem riqueza
+ Anitta conta o que a levou a fazer tatuagem no ânus
+ Ancestral humano desconhecido deixou pegadas estranhas na África