Hubble mostra o coração da Fornalha

Câmera do telescópio espacial capta uma imagem preciosa da galáxia espiral NGC 1385, a 68 milhões de anos-luz de distância de nós

Galáxia espiral NGC 1385: beleza flagrada pelas lentes da câmera WFC3 do Hubble.

Esta imagem deslumbrante do telescópio espacial Hubble, da Nasa/ESA, mostra a galáxia NGC 1385. Essa bela galáxia espiral está a 68 milhões de anos-luz da Terra, na constelação de Fornax. A imagem foi obtida com a Wide Field Camera 3 (WFC3) do Hubble, que costuma ser chamada de câmera robusta do Hubble, graças à sua confiabilidade e versatilidade. Ela foi instalada em 2009, quando os astronautas visitaram o Hubble pela última vez, e 12 anos depois continua extremamente produtiva.

A casa da NGC 1385 – a constelação de Fornax – não tem o nome de um animal ou de um deus antigo, como muitas das outras constelações. Fornax é simplesmente a palavra latina para fornalha.

A constelação foi denominada Fornax por Nicolas-Louis de Lacaille, um astrônomo francês nascido em 1713. Lacaille nomeou 14 das 88 constelações que ainda são reconhecidas hoje. Ele parece ter tido uma tendência a dar nome a constelações com base em instrumentos científicos. São dele, por exemplo, os nomes Atlia (a bomba de ar), Norma (a régua, ou esquadro) e Telescopium (o telescópio).

Veja também
+ Jovem grava momento em que mulher morre sem saber que se tratava de sua mãe
+ Conheça a eficácia de cada vacina no combate à Covid-19
+ Gracyanne Barbosa dança pole dance com novo visual
+ Agência dos EUA alerta: nunca lave carne de frango crua
+ Após processar nora, mãe de Medina a acusa de ter destruído sua casa; veja fotos
+ Yasmin Brunet quebra o silêncio
+ Fondue de chocolate com frutas fácil de fazer
+ Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago