Esta imagem do telescópio espacial Hubble, da Nasa/ESA, mostra o objeto Arp 298, um par impressionante de galáxias em interação. Arp 298 – que compreende as galáxias NGC 7469 e IC 5283 – fica a cerca de 200 milhões de anos-luz da Terra, na constelação de Pégaso. A maior das duas galáxias retratadas aqui é a galáxia espiral barrada NGC 7469, e a IC 5283 é sua diminuta companheira. A NGC 7469 também abriga um buraco negro supermassivo ativo e um anel brilhante de aglomerados de estrelas.

O “Arp” no nome desse par de galáxias significa que elas estão listadas no Atlas de Galáxias Peculiares compilado pelo astrônomo Halton Arp. O Atlas é uma galeria de galáxias estranhas e maravilhosas contendo estruturas peculiares, apresentando galáxias que exibem desde braços espirais segmentados até anéis concêntricos. Esse par de galáxias em interação é uma visão familiar para o Hubble – um retrato das galáxias em fusão em Arp 298 foi publicado em 2008.

Esta imagem do Arp 298 contém dados de três propostas separadas do Hubble. Ao combinar observações de três propostas, o Arp 298 é capturado em detalhes gloriosos em sete filtros diferentes de dois instrumentos do Hubble – a Wide Field Camera 3 e a Advanced Camera for Surveys.

Plano detalhado

O processo de planejamento das observações do Hubble começa com uma proposta – um plano detalhado do que um astrônomo pretende observar e sua motivação científica para fazê-lo. Uma vez por ano, essas propostas são reunidas e julgadas em um exaustivo processo de revisão que avalia seu mérito científico e sua viabilidade. Menos de 20% das observações propostas em qualquer ano passarão por esse processo e serão aprovadas, o que torna o tempo de observação com o Hubble altamente valorizado.

Este sistema será uma das primeiras galáxias observadas com o Telescópio Espacial James Webb, da Nasa/ESA/CSA, no verão de 2022 no hemisfério norte.