Hubble mostra um estranho e raríssimo anel da relatividade

Galáxia “curva” captada pelo telescópio espacial é o maior e mais completo anel de Einstein flagrado no universo até hoje

O anel GAL-CLUS-022058s, na constelação de Fornax: galáxia aparece como uma curva para nós por efeito da lente gravitacional. Crédito: ESA/Hubble & Nasa, S. Jha. Agradecimento: L. Shatz

A estreita galáxia que se curva elegantemente em torno de sua companheira esférica nesta imagem é um exemplo fantástico de um fenômeno verdadeiramente estranho e muito raro.

Obtida com o telescópio espacial Hubble, da Nasa/ESA, a imagem retrata a galáxia GAL-CLUS-022058s, localizada na constelação de Fornax (A Fornalha), no hemisfério sul. A GAL-CLUS-022058s é o maior e um dos mais completos anéis de Einstein já descobertos no universo. O objeto foi apelidado pelos cientistas que estudam esse anel de Einstein como o “Anel Derretido”, que alude à sua aparência e constelação hospedeira.

Segundo a teoria geral da relatividade de Einstein, a forma incomum desse objeto pode ser explicada por um processo chamado lente gravitacional, que faz com que a luz que brilha de longe seja dobrada e puxada pela gravidade de um objeto entre sua fonte e o observador. Nesse caso, a luz da galáxia de fundo foi distorcida na curva que vemos pela gravidade do aglomerado de galáxias situado à sua frente.

A galáxia de fundo está em alinhamento quase exato com a galáxia elíptica central do aglomerado, vista no meio desta imagem. Isso distorceu e ampliou a imagem da galáxia de fundo em torno de si mesma em um anel quase perfeito. A gravidade de outras galáxias no aglomerado logo causará distorções adicionais.

Objetos como esses são o laboratório ideal para pesquisar galáxias muito fracas e distantes para serem vistas de outra forma.

Saiba mais
+ Carolina Dieckmann pede R$ 9 milhões por mansão no Rio
+ IPVA 2022 SP: veja como consultar e pagar o imposto
+ Um gêmeo se tornou vegano, o outro comeu carne. Confira o resultado
+ Reencarnação na história: uma crença antiquíssima
+ O que se sabe sobre a flurona?
+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ Horóscopo: confira a previsão de hoje para seu signo
+ Veja quais foram os carros mais roubados em SP em 2021
+ Expedição identifica lula gigante responsável por naufrágio de navio em 2011
+ Tudo o que você precisa saber antes de comprar uma panela elétrica
+ Agência dos EUA alerta: nunca lave carne de frango crua