Hubble mostra um grande amontoado de estrelas

O aglomerado estelar aberto NGC 2164 está na Grande Nuvem de Magalhães, galáxia que vai colidir com a Via Láctea em 2,4 bilhões de anos

Aglomerado (cluster) estelar aberto NGC 2164: um dos 700 de seu tipo encontrados na Grande Nuvem de Magalhães. Crédito: ESA/Hubble & Nasa, J. Kalirai, A. Milone

A imagem acima, obtida pela Wide Field Camera 3 (WFC3) do telescópio espacial Hubble, da Nasa/ESA, mostra um aglomerado aberto conhecido como NGC 2164. Aglomerados estelares abertos são grupos de estrelas formados a partir de uma mesma nuvem molecular, sem estrutura e em geral de forma irregular.

O NGC 2164 foi avistado pela primeira vez em 1826, pelo astrônomo escocês James Dunlop. Ele está localizado dentro de uma das vizinhas mais próximas da Via Láctea – a galáxia satélite denominada Grande Nuvem de Magalhães.

A Grande Nuvem de Magalhães é uma galáxia relativamente pequena que fica a cerca de 160 mil anos-luz da Terra. É considerada uma galáxia satélite porque está gravitacionalmente ligada à Via Láctea. Na verdade, a Grande Nuvem de Magalhães está em um curso de colisão muito lento com a Via Láctea. Prevê-se que elas colidirão em 2,4 bilhões de anos a partir de agora.

A Grande Nuvem de Magalhães possui apenas cerca de um centésimo da massa da Via Láctea, mas ainda contém bilhões de estrelas. O aglomerado aberto NGC 2164 está em boa companhia na Grande Nuvem de Magalhães. A galáxia satélite é o lar de cerca de 700 aglomerados abertos, ao lado de cerca de 60 aglomerados globulares.

A câmera WFC3 do Hubble já fez a imagem de muitos outros aglomerados abertos, como NGC 330 e Messier 11.

Saiba mais

+ CPF do remetente deverá constar nas encomendas enviadas pelos Correios
+ Por que Saturno é tão temido?
+ Astrônomos chegam a consenso sobre a idade do universo
+ Fã ‘faz diagnóstico’ de hérnia em Rafa Kalimann, que confirma
+ Corpo de responsável por câmeras de clube onde petista foi assassinado é encontrado no Paraná
+ Por que Saturno é tão temido?
+ Veja objetos, símbolos e amuletos que atraem riqueza
+ Anitta conta o que a levou a fazer tatuagem no ânus
+ Ancestral humano desconhecido deixou pegadas estranhas na África