Hubble mostra um incrível colar de diamantes cósmico

Duas estrelas muito próximas são as responsáveis pela Nebulosa do Colar, uma das imagens mais impressionantes captadas pelo telescópio espacial Hubble

Nebulosa do Colar: joia cósmica originada pela interação de duas estrelas semelhantes ao nosso Sol. Crédito: ESA/Hubble & Nasa, K. Noll

A interação de duas estrelas condenadas criou o espetacular anel mostrado acima, adornado com brilhantes aglomerados de gás – um colar de diamantes de proporções cósmicas. Apropriadamente conhecida como a Nebulosa do Colar, essa nebulosa planetária está a 15 mil anos-luz da Terra, na pequena e escura constelação de Sagitta (A Flecha).

A Nebulosa do Colar – ou PN G054.2-03.4 – foi produzida por um par de estrelas semelhantes ao Sol em órbita compacta. Há cerca de 10 mil anos, uma das estrelas envelhecidas se expandiu e engolfou sua companheira menor, criando algo que os astrônomos chamam de “envelope comum”. A estrela menor continuou a orbitar sua companheira maior. Ela foi aumentando a taxa de rotação da gigante inchada até que grandes partes dela seguiram para o espaço. Esse anel de detritos que escapou formou a Nebulosa do Colar, com aglomerados particularmente densos de gás constituindo os “diamantes” luminosos ao redor do anel.

O par de estrelas que criou a Nebulosa do Colar permanece tão próximo (elas estão separadas por apenas alguns milhões de quilômetros) que aparece como um único ponto brilhante no centro da imagem. Apesar de seu encontro próximo, as estrelas ainda estão furiosamente girando em torno uma da outra. Elas completam uma órbita em pouco mais de um dia.

A Nebulosa do Colar havia sido apresentada em uma imagem do Hubble lançada anteriormente. A foto acima foi criada com técnicas de processamento avançadas, que proporcionam uma visão nova e aprimorada desse objeto intrigante. A imagem composta inclui várias exposições da Wide Field Camera 3 do Hubble.

Saiba mais
+ Carolina Dieckmann pede R$ 9 milhões por mansão no Rio
+ IPVA 2022 SP: veja como consultar e pagar o imposto
+ Um gêmeo se tornou vegano, o outro comeu carne. Confira o resultado
+ Reencarnação na história: uma crença antiquíssima
+ O que se sabe sobre a flurona?
+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ Horóscopo: confira a previsão de hoje para seu signo
+ Veja quais foram os carros mais roubados em SP em 2021
+ Expedição identifica lula gigante responsável por naufrágio de navio em 2011
+ Tudo o que você precisa saber antes de comprar uma panela elétrica
+ Agência dos EUA alerta: nunca lave carne de frango crua