Hubble mostra uma encantadora galáxia espiral

Com múltiplos anéis, a galáxia NGC 691 é a principal de um grupo galáctico que leva seu nome, e seu diâmetro alcançaria 130 mil anos-luz

A galáxia espiral NGC 691: imagem deslumbrante no céu. Crédito: ESA/Hubble e Nasa, A. Riess et al. Agradecimento: M. Zamani

Esta imagem do telescópio espacial Hubble, da Nasa/ESA, mostra a galáxia espiral NGC 691 em todo o seu esplendor. Trata-se de mais uma das tantas galáxias descobertas pelo astrônomo William Herschel no século 18. Ela está situada na constelação de Áries, a cerca de 120 milhões de anos-luz da Terra. Dadas suas dimensões aparentes, ela teria 130 mil anos-luz de diâmetro.

A NGC 691 é o principal membro de um grupo de galáxias ligadas gravitacionalmente conhecido como grupo NGC 691. Ela apresenta uma estrutura de múltiplos anéis, e teve um evento de supernova registrado em 2005.

A galáxia aparece aqui fotografada com detalhes fantásticos pela Wide Field Camera 3 (WFC3) do Hubble. O telescópio espacial observa objetos como esse usando uma variedade de filtros. Cada filtro permite apenas que certos comprimentos de onda de luz alcancem a WFC3.

As imagens coletadas usando diferentes filtros são coloridas por artistas visuais especializados que podem fazer escolhas sobre a cor que melhor corresponde a qual filtro. Ao combinarem as imagens coloridas de filtros individuais, uma imagem colorida do objeto astronômico pode ser recriada. Dessa forma, podemos obter uma visão extraordinariamente boa da natureza e da aparência desses objetos.

Crédito do vídeo: Nasa/ESA

Veja também
+ Casamento de Ana Maria Braga chega ao fim após marido maltratar funcionários, diz colunista
+ Conheça a eficácia de cada vacina no combate à Covid-19
+ Veja fotos de Karoline Lima, novo affair de Neymar
+ Lázaro Barbosa consegue fugir de novo da polícia após tiroteio
+ Gracyanne Barbosa dança pole dance com novo visual
+ Agência dos EUA alerta: nunca lave carne de frango crua
+ Após processar nora, mãe de Medina a acusa de ter destruído sua casa; veja fotos
+ Yasmin Brunet quebra o silêncio
+ Fondue de chocolate com frutas fácil de fazer
+ Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago