Um trio dramático de galáxias ocupa o centro desta imagem feita pelo telescópio espacial Hubble, da Nasa/ESA. Trata-se de um cabo de guerra gravitacional de três vias entre galáxias em interação. Esse sistema, conhecido como Arp 195, está a cerca de 763 milhões de anos-luz da Terra. Ele é apresentado no Atlas of Peculiar Galaxies, uma obra que mostra algumas das galáxias mais estranhas e maravilhosas do universo.

O tempo do Hubble é extremamente valioso, e por isso os astrônomos não querem perder um segundo. A programação para observações do Hubble é calculada usando-se um algoritmo de computador que permite que a espaçonave ocasionalmente reúna bônus instantâneos de dados entre observações mais longas. Foi o caso desta imagem do trio de galáxias em conflito no Arp 195.

Observações extras como esta fazem mais do que fornecer imagens espetaculares – elas também ajudam a identificar alvos promissores para acompanhamento com telescópios como o próximo Telescópio Espacial James Webb, uma parceria da Nasa e da ESA com a agência espacial canadense (CSA).