Hubble mostra uma formidável usina galáctica

A galáxia espiral NGC 3254 é classificada como uma galáxia Seyfert, cujo núcleo costuma ser aproximadamente 10 mil vezes mais brilhante do que o da Via Láctea

Galáxia espiral NGC 3254: características de galáxia Seyfert. Crédito: ESA/Hubble e Nasa, A. Riess et al.

A imagem acima mostra a galáxia espiral NGC 3254, observada com a Wide Field Camera 3 (WFC3) do telescópio espacial Hubble, da Nasa/ESA. A WFC3 tem a capacidade de observar luz ultravioleta, visível e infravermelha próxima, e esta imagem é uma combinação de observações feitas no visível e infravermelho.

Nesta imagem, a NGC 3254 parece uma galáxia espiral típica, vista de lado. No entanto, ela tem um segredo fascinante que está escondido à vista de todos: é uma galáxia Seyfert. Isso significa que ela tem um núcleo extraordinariamente dinâmico. Conhecido como núcleo galáctico ativo, ele libera tanta energia quanto o resto da galáxia consegue reunir. O núcleo desse tipo de galáxia é cerca de 10 mil vezes mais brilhante que o centro da nossa galáxia, a Via Láctea.

As galáxias Seyfert não são raras. Acredita-se que cerca de 10% de todas as galáxias sejam galáxias Seyfert. Elas pertencem à classe das “galáxias ativas” – galáxias que têm buracos negros supermassivos em seus centros, os quais estão acumulando material ativamente, e que liberam grandes quantidades de radiação à medida que ela é agregada. Existe um segundo tipo de galáxia, muito mais ativo, conhecido como quasar.

Os núcleos ativos das galáxias Seyfert, como a NGC 3254, são mais brilhantes quando observados na luz fora do espectro visível. Em outros comprimentos de onda, esta imagem pareceria muito diferente, com o núcleo da galáxia brilhando de modo extremamente forte.

Veja também
+ Casamento de Ana Maria Braga chega ao fim após marido maltratar funcionários, diz colunista
+ Conheça a eficácia de cada vacina no combate à Covid-19
+ Veja fotos de Karoline Lima, novo affair de Neymar
+ Lázaro Barbosa consegue fugir de novo da polícia após tiroteio
+ Gracyanne Barbosa dança pole dance com novo visual
+ Agência dos EUA alerta: nunca lave carne de frango crua
+ Após processar nora, mãe de Medina a acusa de ter destruído sua casa; veja fotos
+ Yasmin Brunet quebra o silêncio
+ Fondue de chocolate com frutas fácil de fazer
+ Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago