Hubble mostra uma perigosa ‘dança’ galáctica

As galáxias NGC 5954 e NGC 5953 apresentam-se tão interligadas gravitacionalmente que até já ganharam um nome coletivo: Arp 91

Arp 91: duas galáxias em intensa interação. Crédito: ESA/Hubble & Nasa, J. Dalcanton. Agradecimento: J. Schmidt

A imagem acima apresenta duas galáxias em interação, tão interligadas que têm um nome coletivo – Arp 91. Essa delicada dança galáctica está ocorrendo a mais de 100 milhões de anos-luz da Terra e foi capturada pelo telescópio espacial Hubble, da Nasa/ESA. As duas galáxias que compõem a Arp 91 têm seus próprios nomes: a galáxia inferior, que nesta imagem se parece com um ponto brilhante, é conhecida como NGC 5953; e a galáxia ovoide no canto superior direito é a NGC 5954. Na realidade, essas duas galáxias são galáxias espirais, mas suas formas parecem muito diferentes porque estão orientadas de maneira diferente em relação à Terra.

O sistema Arp 91 fornece um exemplo particularmente vívido de interação galáctica. A NGC 5954 está claramente sendo puxada para a NGC 5953 – parece que está estendendo um braço espiral para baixo. É a imensa atração gravitacional das duas galáxias que as faz interagir.

Essas interações gravitacionais entre galáxias são comuns e constituem uma parte importante da evolução galáctica. A maioria dos astrônomos hoje em dia acredita que as colisões entre galáxias espirais levam à formação de outro tipo de galáxia, conhecido como galáxias elípticas.

Essas colisões imensamente enérgicas e massivas, entretanto, acontecem em escalas de tempo que tornam a vida humana anã – elas acontecem ao longo de centenas de milhões de anos. Portanto, não devemos esperar que a Arp 91 tenha uma aparência diferente ao longo de nossas vidas!

Confira em vídeo essa “dança”:

Saiba mais

+ CPF do remetente deverá constar nas encomendas enviadas pelos Correios
+ Por que Saturno é tão temido?
+ Astrônomos chegam a consenso sobre a idade do universo
+ Fã ‘faz diagnóstico’ de hérnia em Rafa Kalimann, que confirma
+ Corpo de responsável por câmeras de clube onde petista foi assassinado é encontrado no Paraná
+ Por que Saturno é tão temido?
+ Veja objetos, símbolos e amuletos que atraem riqueza
+ Anitta conta o que a levou a fazer tatuagem no ânus
+ Ancestral humano desconhecido deixou pegadas estranhas na África