A imagem acima apresenta duas galáxias em interação, tão interligadas que têm um nome coletivo – Arp 91. Essa delicada dança galáctica está ocorrendo a mais de 100 milhões de anos-luz da Terra e foi capturada pelo telescópio espacial Hubble, da Nasa/ESA. As duas galáxias que compõem a Arp 91 têm seus próprios nomes: a galáxia inferior, que nesta imagem se parece com um ponto brilhante, é conhecida como NGC 5953; e a galáxia ovoide no canto superior direito é a NGC 5954. Na realidade, essas duas galáxias são galáxias espirais, mas suas formas parecem muito diferentes porque estão orientadas de maneira diferente em relação à Terra.

O sistema Arp 91 fornece um exemplo particularmente vívido de interação galáctica. A NGC 5954 está claramente sendo puxada para a NGC 5953 – parece que está estendendo um braço espiral para baixo. É a imensa atração gravitacional das duas galáxias que as faz interagir.

Essas interações gravitacionais entre galáxias são comuns e constituem uma parte importante da evolução galáctica. A maioria dos astrônomos hoje em dia acredita que as colisões entre galáxias espirais levam à formação de outro tipo de galáxia, conhecido como galáxias elípticas.

Essas colisões imensamente enérgicas e massivas, entretanto, acontecem em escalas de tempo que tornam a vida humana anã – elas acontecem ao longo de centenas de milhões de anos. Portanto, não devemos esperar que a Arp 91 tenha uma aparência diferente ao longo de nossas vidas!

Confira em vídeo essa “dança”: