Nuvens luminosas de gás e poeira brilham nesta imagem do telescópio espacial Hubble, da Nasa/ESA, de um objeto Herbig-Haro conhecido como HH 45. Os objetos Herbig-Haro são um tipo raramente visto de nebulosa. Eles ocorrem quando o gás quente ejetado por uma estrela recém-nascida colide com o gás e poeira ao redor a centenas de quilômetros por segundo, criando ondas de choque brilhantes.
Nesta imagem, o azul indica oxigênio ionizado (O II) e o roxo indica magnésio ionizado (Mg II). Os pesquisadores ficaram particularmente interessados nesses elementos porque eles podem ser usados para identificar choques e frentes de ionização.
- Hubble mostra uma nebulosa encantadoramente rósea
- ‘Birra’ de estrela bebê explica fenômeno raro no céu
- O fantasma das Plêiades
Esste objeto está localizado na nebulosa NGC 1977, que faz parte de um complexo de três nebulosas chamado O Corredor. A 1.500 anos-luz da Terra, na constelação de Órion, a NGC 1977, assim como suas companheiras NGC 1975 e NGC 1973, é uma nebulosa de reflexão. Isso significa que ela não emite luz por conta própria, mas reflete a luz de estrelas próximas, como um poste de luz iluminando a névoa.
O Hubble observou essa região para procurar jatos estelares e discos formadores de planetas em torno de estrelas jovens e examinar como seu ambiente afeta a evolução de tais discos.
Saiba mais
+ Carolina Dieckmann pede R$ 9 milhões por mansão no Rio+ IPVA 2022 SP: veja como consultar e pagar o imposto
+ Um gêmeo se tornou vegano, o outro comeu carne. Confira o resultado
+ Reencarnação na história: uma crença antiquíssima
+ O que se sabe sobre a flurona?
+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ Horóscopo: confira a previsão de hoje para seu signo
+ Veja quais foram os carros mais roubados em SP em 2021
+ Expedição identifica lula gigante responsável por naufrágio de navio em 2011
+ Tudo o que você precisa saber antes de comprar uma panela elétrica
+ Agência dos EUA alerta: nunca lave carne de frango crua