Hubble revela beleza de onda de choque de gases em nebulosa

“Dedos” alongados em azul e marrom, com pontas em azul claro e branco, são detalhes do raro objeto Herbig-Haro captado

Objeto Herbig-Haro na nebulosa NGC 1977: show de cores. Créditos: Nasa, ESA e J. Bally (Universidade do Colorado em Boulder); Processamento: Gladys Kober (Nasa/Universidade Católica da América)

Nuvens luminosas de gás e poeira brilham nesta imagem do telescópio espacial Hubble, da Nasa/ESA, de um objeto Herbig-Haro conhecido como HH 45. Os objetos Herbig-Haro são um tipo raramente visto de nebulosa. Eles ocorrem quando o gás quente ejetado por uma estrela recém-nascida colide com o gás e poeira ao redor a centenas de quilômetros por segundo, criando ondas de choque brilhantes.

Nesta imagem, o azul indica oxigênio ionizado (O II) e o roxo indica magnésio ionizado (Mg II). Os pesquisadores ficaram particularmente interessados ​​nesses elementos porque eles podem ser usados ​​para identificar choques e frentes de ionização.

O Hubble fotografou uma pequena seção da nebulosa do Corredor, que fica perto da famosa nebulosa de Órion e é um alvo favorito para astrônomos amadores observarem e fotografarem. Créditos: Nasa, ESA, J. Bally (Universidade do Colorado em Boulder) e DSS; Processamento: Gladys Kober (Nasa/Universidade Católica da América)

Esste objeto está localizado na nebulosa NGC 1977, que faz parte de um complexo de três nebulosas chamado O Corredor. A 1.500 anos-luz da Terra, na constelação de Órion, a NGC 1977, assim como suas companheiras NGC 1975 e NGC 1973, é uma nebulosa de reflexão. Isso significa que ela não emite luz por conta própria, mas reflete a luz de estrelas próximas, como um poste de luz iluminando a névoa.

O Hubble observou essa região para procurar jatos estelares e discos formadores de planetas em torno de estrelas jovens e examinar como seu ambiente afeta a evolução de tais discos.

Veja também
+ Casamento de Ana Maria Braga chega ao fim após marido maltratar funcionários, diz colunista
+ Conheça a eficácia de cada vacina no combate à Covid-19
+ Veja fotos de Karoline Lima, novo affair de Neymar
+ Lázaro Barbosa consegue fugir de novo da polícia após tiroteio
+ Gracyanne Barbosa dança pole dance com novo visual
+ Agência dos EUA alerta: nunca lave carne de frango crua
+ Após processar nora, mãe de Medina a acusa de ter destruído sua casa; veja fotos
+ Yasmin Brunet quebra o silêncio
+ Fondue de chocolate com frutas fácil de fazer
+ Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago