Hubble revela galáxia com braços fantasmagóricos

Na foto obtida pelo telescópio espacial aparecem até as fracas extremidades dos braços espirais externos da galáxia NGC 4848

Galáxia NGC 4848: extremidades dos braços externos bem fracas. Crédito: ESA/Hubble & Nasa, M. Gregg

Uma característica notável da maioria das galáxias espirais é a multiplicidade de braços espirais arqueados que aparentemente giram do centro da galáxia. Nesta imagem, obtida pelo Telescópio Espacial Hubble, da Nasa/ESA, os impressionantes braços espirais azul-prateados da galáxia NGC 4848 são observados em imensos detalhes.

Na foto, não vemos apenas a seção interna dos braços espirais contendo centenas de milhares de estrelas jovens, brilhantes e azuis. O Hubble também capturou as caudas finas extremamente fracas dos braços espirais externos.

Essa galáxia espiral barrada foi observada pela primeira vez em 1865 pelo astrônomo alemão Heinrich Louis d’Arrest. Em sua carreira, Heinrich também descobriu o asteroide 76 Freia e muitas outras galáxias. Ele também contribuiu para a descoberta de Netuno.

LEIA TAMBÉM: Hubble mostra galáxia que se afasta a velocidade espantosa

Quem estiver no hemisfério norte e dispuser de um grande telescópio poderá observar a aparência fantasmagórica dessa galáxia na fraca constelação de Coma Berenices (Cabelo de Berenice).

Veja também

+ Invasão de vespas assassinas aumenta tensão com 2020 nos EUA
+ Anticoagulante reduz em 70% infecção de células pelo coronavírus
+ Assintomáticos: 5 dúvidas sobre quem pega o vírus e não tem sintomas
+ 12 dicas de como fazer jejum intermitente com segurança