Hubble revisita a impressionante Nebulosa do Véu

Novas técnicas de processamento de fotos permitem a visualização de detalhes que escapavam das versões anteriores

Nebulosa do Véu: remanescente de supernova. Crédito: ESA/Hubble e Nasa, Z. Levay

A Nebulosa do Véu é um dos objetos astronômicos constantes nas imagens do telescópio espacial Hubble, da Nasa/ESA. A aplicação de novas técnicas de processamento a essas fotos trazem detalhes sutis dos delicados fios e filamentos de gás ionizado da nebulosa.

Para criar a imagem colorida reproduzida acima, foram usadas observações feitas pelo instrumento Wide Field Camera 3 do Hubble por meio de cinco filtros diferentes. Os novos métodos de pós-processamento aprimoraram ainda mais os detalhes das emissões de oxigênio duplamente ionizado (visto aqui em azul), hidrogênio ionizado e nitrogênio ionizado (vistos aqui em vermelho).

A Nebulosa do Véu fica a cerca de 2.100 anos-luz da Terra, na constelação de Cygnus (O Cisne). Isso a torna uma vizinha relativamente próxima em termos astronômicos. Apenas uma pequena parte da nebulosa foi capturada na imagem acima.

A Nebulosa do Véu é a porção visível do Laço do Cisne, um remanescente de supernova formado há cerca de 10 mil anos pela morte de uma estrela massiva. A estrela progenitora da Nebulosa do Véu tinha 20 vezes a massa do Sol. Ela morreu jovem, terminando sua vida em uma liberação cataclísmica de energia. Apesar dessa violência estelar, as ondas de choque e os destroços da supernova esculpiram o delicado rendilhado de gás ionizado da Nebulosa do Véu, criando um cenário de surpreendente beleza astronômica.

Saiba mais
+ Carolina Dieckmann pede R$ 9 milhões por mansão no Rio
+ IPVA 2022 SP: veja como consultar e pagar o imposto
+ Um gêmeo se tornou vegano, o outro comeu carne. Confira o resultado
+ Reencarnação na história: uma crença antiquíssima
+ O que se sabe sobre a flurona?
+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ Horóscopo: confira a previsão de hoje para seu signo
+ Veja quais foram os carros mais roubados em SP em 2021
+ Expedição identifica lula gigante responsável por naufrágio de navio em 2011
+ Tudo o que você precisa saber antes de comprar uma panela elétrica
+ Agência dos EUA alerta: nunca lave carne de frango crua