Humanos fumam tabaco há mais de 12 mil anos

Humanos fumam tabaco há mais de 12 mil anos
Humanos fumam tabaco há mais de 12 mil anos (Foto: Khai Nguyen/Unsplash)

De acordo com um novo estudo, os antigos norte-americanos começaram a usar o tabaco há cerca de 12.000 anos. Esta descoberta substitui o relatório sobre o consumo de cachimbo como a mais antiga evidência direta do uso humano de tabaco em qualquer parte do mundo.

Escavações em Wishbone no Great Salt Lake Desert, em Utah, EUA, revelaram quatro sementes carbonizadas de plantas silvestres de tabaco em uma pequena lareira, segundo o arqueólogo Daron Duke do Far Western Anthropological Research Group em Henderson, Nevada, e seus colegas.

Dentre as sementes, os cientistas dataram três como radiocarbono, que provavelmente vieram de plantas coletadas no sopé ou montanhas localizadas a 13 quilômetros ou mais da área de Wishbone, relatou a equipe de Duke no dia 11 de outubro na revista Nature Human Behavior.

O local estava localizado em uma vasta região pantanosa na época de sua ocupação. Os achados dentro e ao redor da lareira incluem ossos de patos e outras aves aquáticas, uma ponta de pedra longa e intacta e outra ponta quebrada em duas, um implemento de osso e sementes de várias plantas úmidas comestíveis.

Duke ressaltou que não está claro como os antigos norte-americanos usavam o tabaco. Os maços de folhas de tabaco, caules e outras fibras vegetais podem ter sido torcidos em bolas e mastigados ou sugados, com a sementes sendo cuspidas ou descartadas.

Os ancestrais do povo pueblo, no que hoje é o Arizona, mascavam tabaco selvagem cerca de 1.000 e 2.000 anos atrás. Fumar tabaco não pode ser uma hipótese descartada no sítio Wishbone, acrescentou Duke.

A evidência mais antiga de tabaco domesticado, que vem da América do Sul, data de apenas cerca de 8.000 anos atrás. Duke suspeita que várias antigas populações americanas domesticaram a planta independentemente em momentos diferentes. “Certos grupos acabaram domesticando determinadas espécies [de tabaco], normalmente junto com plantações de alimentos”, sugeriu ele.

Veja também
+ Casamento de Ana Maria Braga chega ao fim após marido maltratar funcionários, diz colunista
+ Conheça a eficácia de cada vacina no combate à Covid-19
+ Veja fotos de Karoline Lima, novo affair de Neymar
+ Lázaro Barbosa consegue fugir de novo da polícia após tiroteio
+ Gracyanne Barbosa dança pole dance com novo visual
+ Agência dos EUA alerta: nunca lave carne de frango crua
+ Após processar nora, mãe de Medina a acusa de ter destruído sua casa; veja fotos
+ Yasmin Brunet quebra o silêncio
+ Fondue de chocolate com frutas fácil de fazer
+ Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago