A Indian Space Research Organisation (ISRO), agência espacial da Índia, lançou nesta segunda-feira (22) sua segunda missão à Lua, Chandrayaan 2.

A missão consiste em pousar um veículo na Lua para estudar o Polo Sul do satélite. O rover foi enviado pelo foguete GSLV-Mk0III-M1 do Centro Espacial Satish Dhawan, em Sriharikota.

LEIA TAMBÉM: Missão Apollo 11 trouxe inovações tecnológicas usadas até hoje

O rover vai pousar entre duas crateras, Manzinus C e Simpelius N, a uma latitude de cerca de 70° Sul. O veículo vai transitar pela superfície lunar em realizar análises químicas no local. Os dados serão transmitidos para a Terra por meio do orbitador Chandrayaan-2.

O lançamento da missão Chandrayaan-2 estava marcada para o dia 14 de julho, mas foi cancelada pouco antes do lançamento por conta de problemas técnicos.

Se o pouco correr como planejado, a Chandrayaan-2 será a primeira missão a pousar próximo ao Polo Sul da Lua, e a Índia se tornará o quarto país a visitar o satélite, ao lado de União Soviética, EUA e China.

Essa é a segunda missão indiana à Lua depois da Chandrayaan 1, que lançou uma sonda para orbitar e estudar o satélite há dez anos, e que ficou ativa até 2010.