Indiano recupera lagos do país com ajuda dos moradores

Desde que começou essa iniciativa em 2014, Ramveer Tanwar organizou a limpeza de 12 lagoas e lagos, ajudando os locais a recuperar o acesso ao abastecimento de água

Lago de Nainkheri depois de recuperado (Crédito: Arquivo pessoal de Ramveer Tanwar)

Um jovem de 26 anos está dando vida nova a lagos extremamente poluídos ou secos pela Índia. O país enfrenta a pior crise hídrica da história: cerca de 200.000 indianos morrem a cada ano devido à falta de acesso à água potável. De acordo com o relatório do Niti Aayog, cerca de 163 milhões da população de 1,3 bilhão não têm acesso a água potável.

A imagem do lago acima, antes dos trabalhos de limpeza liderados por Ramveer Tanwar (Crédito: Arquivo pessoal de Ramveer Tanwar)

Tudo começou quando Ramveer Tanwar, da aldeia Dadha, em Greater Noida, percebeu que os lagos e lagoas perto de onde ele brincava com seus amigos quando criança haviam começado a desaparecer. Além disso, muitas áreas úmidas tinham sido tomadas pelo lixo. Ele então decidiu que era hora de mudar a situação e educar as pessoas sobre a importância de cuidar da água e mantê-la limpa.

Na época, o estudante de engenharia reunia crianças para explicar sobre a importância dos recursos hídricos e dizia para que elas alertassem seus pais sobre a questão. Mas isso infelizmente não funcionou, pois os moradores se recusaram a acreditar que poderiam ficar sem água.

Tanwar mudou um pouco a estratégia. Passou a ir de casa em casa para explicar o problema. E depois, disse aos alunos que encontrassem seus pais todos os domingos em um lugar especial, onde ele daria conselhos e sugeriria métodos para a conservação da água. Assim o projeto começou a ganhar corpo e trazer resultados, pois todos esses moradores foram envolvidos também na limpeza e no plantio de árvores ao redor dos corpos de água.

ANTES E DEPOIS

Lago de Dabra (Crédito: Arquivo pessoal de Ramveer Tanwar)

Mais tarde, eles convidaram a administração local para ir ao local e ver sua gloriosa restauração. As boas notícias se espalharam rapidamente e, logo, pessoas de outras cidades e distritos começaram a visitar Ramveer para pedir ajuda na restauração de seus lagos locais.

Desde que começou essa iniciativa em 2014, Tanwar organizou a limpeza de 12 lagoas e lagos, ajudando os moradores a recuperar o acesso ao abastecimento de água. O governo do seu Estado estabeleceu organizações chamadas “Exércitos da Água Subterrânea” em cada distrito, e o jovem é agora o coordenador da área onde vive. Mas, o governo não tem fundos para esse tipo de programa de conscientização, então Ramveer teve que tirar do seu próprio bolso para continuar o que começou.

ANTES E DEPOIS

(Crédito: Arquivo pessoal de Ramveer Tanwar)