Uma equipe internacional de cientistas descobriu que as taxas modernas de aumento do nível do mar começaram a surgir em 1863, à medida que a Era Industrial se intensificou, coincidindo com evidências de aquecimento precoce dos oceanos e derretimento de geleiras.

O estudo, que usou um banco de dados global de registros do nível do mar nos últimos 2 mil anos, ajudará os planejadores locais e regionais a se prepararem para o futuro aumento do nível do mar. O trabalho foi publicado na revista Nature Communications.

A elevação do nível do mar é um importante indicador de mudanças climáticas mais amplas. Ao identificarem o momento em que as taxas modernas de aumento do nível do mar surgiram acima da variabilidade natural, os pesquisadores conseguiram identificar o início de um período significativo de mudança climática.

Examinando os registros mundiais, os pesquisadores descobriram que, globalmente, o início das taxas modernas de aumento do nível do mar ocorreu em 1863, em consonância com a Revolução Industrial. Em locais específicos nos Estados Unidos, as taxas modernas surgiram mais cedo na região central do litoral do Atlântico em meados do século 19, e mais tarde no Canadá e na Europa, emergindo em meados do século 20.

Detalhamento da aceleração

O estudo é especialmente oportuno devido ao relatório recém-lançado da Administração Oceânica e Atmosférica Nacional dos Estados Unidos (Noaa) detalhando a rápida aceleração do aumento do nível do mar nas costas dos EUA.

“Podemos estar praticamente certos de que a taxa global de aumento do nível do mar de 1940 a 2000 foi mais rápida do que todos os intervalos anteriores de 60 anos nos últimos 2 mil anos”, disse Jennifer S. Walker, principal autora do estudo e associada de pós-doutorado no Departamento de Ciências da Terra e Planetárias da Universidade Rutgers (EUA). “Ter uma compreensão completa das mudanças do nível do mar em locais específicos ao longo de longas escalas de tempo é imperativo para o planejamento regional e local e a resposta ao futuro aumento do nível do mar.”

Walker observou que o modelo estatístico que a equipe de pesquisa utilizou também pode ser aplicado a mais locais individuais para entender melhor os processos que impulsionam a mudança do nível do mar em escalas globais e regionais.

“O fato de que as taxas modernas surgem em todos os nossos locais de estudo em meados do século 20 demonstra a influência significativa que o aumento global do nível do mar teve em nosso planeta no século passado”, acrescentou Walker. “Análises adicionais da variabilidade espacial no tempo de emergência em diferentes locais continuarão a melhorar a compreensão da sociedade sobre como os processos regionais e locais impactam as taxas de aumento do nível do mar.”