As meninas Isabelle e Katherine Adams, de 15 e 13 anos, respectivamente, conseguiram transformar sua paixão por origamis (a prática da dobradura tradicional da cultura japonesa) em milhões de dólares que estão permitindo levar água potável a milhares de pessoas pelo mundo afora.

Tudo começou em 2012, depois que descobriram que uma criança morre a cada 15 segundos por não ter acesso à água limpa. Elas começaram a organizar regularmente oficinas de origami e eventos de dobradura em Dallas, Texas (EUA), onde vivem. Com os ornamentos criados conseguiram arrecadar US$ 10 mil no primeiro mês da iniciativa para doar a comunidades sem acesso à água. O primeiro lugar beneficiado foi na Etiópia.

Os elaborados ornamentos de origami produzidos pela Paper for Water. (Crédito: Facebook da Paper for Water)

Assim nasceu a Paper for Water, em 2013, uma organização sem fins lucrativos dedicada a financiar projetos de água limpa em todo o mundo, fazendo e vendendo criações de papel com a ajuda de muitos voluntários. Até o momento, a ONG já levantou mais de US$ 1,5 milhão que permitiram entregar 170 projetos de fornecimento de água potável a milhares de pessoas de 17 países.

Oficinas de origami organizadas pela Paper for Water para criar os ornamentos que revertem o dinheiro das vendas em acesso à água potável. (Crédito: Facebook da Paper for Water)

As irmãs também estão trabalhando para atingir 20.000 assinantes do YouTube, de forma que possam monetizar a plataforma para arrecadar ainda mais dinheiro para novos projetos.

Pelo site da Paper for Water também é possível comprar os ornamentos de origami e fazer doações.

Campanha da Paper for Water pelo Dia Mundial da Água, comemorado em 22 de março, lembrando que 844 milhões de pessoas ainda não têm acesso à água potável no planeta. (Crédito: Facebook da Paper for Water)