ISS será visível a olho nu hoje no Brasil por até 6 minutos

Estação Espacial Internacional (ISS, da sigla em inglês) vai passar alguns dias sobre o Brasil neste mês de maio e nesta noite será uma boa oportunidade para várias cidades do país avistarem o satélite

Neste mês de maio, a Estação Espacial Internacional (ISS, da sigla em inglês) vai passar alguns dias sobre o Brasil e nesta noite (terça, 14/05) será uma boa oportunidade para várias cidades do país avistarem o satélite a olho nu às 18h30.

Graças a suas proporções – tem praticamente o tamanho de um campo de futebol, embora seu espaço habitável seja do tamanho de um boeing 747 – e ao seu exterior todo de metal, o satélite reflete muita luz e será uma das estrelas mais brilhantes do céu nesta noite. Claro que tudo depende das nuvens darem sua permissão.

O tempo de avistamento de qualquer forma é bastante curto, nos lugar mais privilegiados – como Curitiba e São Paulo, e cidades próximas a essas capitais – será de 6 minutos. Em Curitiba das 18h30 às 18h36. Em São Paulo, das 18h31 às 18h36. No Rio de Janeiro, um pouco menos, 18h31 a 18h35. Em Belo Horizonte, 18h32 a 18h36. Para checar se da sua cidade será possível ver a ISS, entre no site Spot the Station , da Nasa.

Digite o nome da sua cidade no campo de busca sobre o mapa. Depois de localizada, clique sobre o pin mais próximo a ela (talvez você tenha que reduzir o mapa para encontrar um) e depois sobre o link “View sighting opportunities” (Veja as oportunidades de visualização). Aparecerá uma tabela com os dias e os ângulos.

Ainda este mês, outros dias serão propícios para o avistamento da ISS no Brasil. Em São Paulo, por exemplo, dias 15 e 22 de maio, novamente, durante seis minutos, o satélite estará passando sobre a cidade e proximidades. O pôr do Sol é sempre o melhor momento para observar a Estação no céu, por ser a hora em que mais reflete a luz do astro.

COMPARTILHAR
blog comments powered by Disqus