Juno mostra as magníficas nuvens rodopiantes de Júpiter

Sonda da Nasa exibe com mais detalhes uma parte da colorida e turbulenta atmosfera do maior planeta do nosso sistema

Júpiter: nuvens são um espetáculo para os olhos. Crédito: imagem aprimorada por Gerald Eichstädt e Sean Doran (CC BY-NC-SA)/Nasa/JPL-Caltech/SwRI/MSSS

Uma multidão de magníficas e rodopiantes nuvens no dinâmico Cinturão Temperado Norte de Júpiter aparece nesta imagem da sonda Juno, da Nasa. Na cena figuram várias nuvens brancas “pop-up”, bem como uma tempestade anticiclônica, conhecida como oval branca. Tempestades anticiclônicas maiores são denominadas ovais vermelhas – é o caso da Grande Mancha Vermelha e da Oval BA.

Esta imagem aprimorada de cor foi tirada às 16h58 EDT de 29 de outubro de 2018, quando a sonda realizou seu 16º voo próximo de Júpiter. Na época, Juno estava a cerca de 7 mil quilômetros do topo das nuvens do planeta, a uma latitude de aproximadamente 40 graus norte.

Os cientistas cidadãos Gerald Eichstädt e Sean Doran criaram esta imagem usando dados do gerador de imagens JunoCam da sonda.

LEIA TAMBÉM: As misteriosas neblinas de Júpiter

As imagens brutas da JunoCam estão disponíveis em  www.missionjuno.swri.edu/junocam  para o público ler e processar produtos de imagem.

Veja também

+ Invasão de vespas assassinas aumenta tensão com 2020 nos EUA
+ Anticoagulante reduz em 70% infecção de células pelo coronavírus
+ Assintomáticos: 5 dúvidas sobre quem pega o vírus e não tem sintomas
+ 12 dicas de como fazer jejum intermitente com segurança