Durante sua 36ª passagem baixa sobre Júpiter, a espaçonave Juno, da Nasa, capturou esta visão de faixas de nuvens e redemoinhos nas latitudes centro-sul do planeta gigante. O vórtice circular escuro próximo ao centro da imagem é um ciclone que se estende por cerca de 400 quilômetros. A cor em seu centro é provavelmente o resultado de ventos descendentes que limparam as nuvens nos níveis superiores, revelando um material mais escuro abaixo.

O cientista cidadão Brian Swift usou uma imagem bruta da JunoCam projetada digitalmente em uma esfera para criar essa visualização. Ela foi girada de modo que o norte fique para cima. A imagem original foi tirada em 2 de setembro de 2021. Na época, a espaçonave estava a cerca de 27 mil quilômetros acima do topo das nuvens de Júpiter, a uma latitude de cerca de 31 graus ao sul.

As imagens brutas da JunoCam estão disponíveis para o público examinar e processar em produtos de imagem. Mais informações sobre a ciência cidadã da Nasa podem ser encontradas na página Nasa Solve e no site Nasa Science.