Juno mostra ‘verruga’ na turbulenta atmosfera de Júpiter

Ciclone que revela um material mais escuro no interior da atmosfera do planeta se estende por cerca de 400 quilômetros

Ciclone em Júpiter (a mancha mais escura perto do centro da imagem): material das profundezas da atmosfera do planeta à mostra. Crédito: Nasa/JPL-Caltech/SwRI/MSSS. Processamento de imagem: Brian Swift © CC BY

Durante sua 36ª passagem baixa sobre Júpiter, a espaçonave Juno, da Nasa, capturou esta visão de faixas de nuvens e redemoinhos nas latitudes centro-sul do planeta gigante. O vórtice circular escuro próximo ao centro da imagem é um ciclone que se estende por cerca de 400 quilômetros. A cor em seu centro é provavelmente o resultado de ventos descendentes que limparam as nuvens nos níveis superiores, revelando um material mais escuro abaixo.

O cientista cidadão Brian Swift usou uma imagem bruta da JunoCam projetada digitalmente em uma esfera para criar essa visualização. Ela foi girada de modo que o norte fique para cima. A imagem original foi tirada em 2 de setembro de 2021. Na época, a espaçonave estava a cerca de 27 mil quilômetros acima do topo das nuvens de Júpiter, a uma latitude de cerca de 31 graus ao sul.

As imagens brutas da JunoCam estão disponíveis para o público examinar e processar em produtos de imagem. Mais informações sobre a ciência cidadã da Nasa podem ser encontradas na página Nasa Solve e no site Nasa Science.

Veja também
+ Casamento de Ana Maria Braga chega ao fim após marido maltratar funcionários, diz colunista
+ Conheça a eficácia de cada vacina no combate à Covid-19
+ Veja fotos de Karoline Lima, novo affair de Neymar
+ Lázaro Barbosa consegue fugir de novo da polícia após tiroteio
+ Gracyanne Barbosa dança pole dance com novo visual
+ Agência dos EUA alerta: nunca lave carne de frango crua
+ Após processar nora, mãe de Medina a acusa de ter destruído sua casa; veja fotos
+ Yasmin Brunet quebra o silêncio
+ Fondue de chocolate com frutas fácil de fazer
+ Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago


COMPARTILHAR