Jackie Chan foi a inspiração para uma espécie de lagartixa recém-identificada por herpetologistas da Índia: a Cnemaspis jackieii, ou Jackie’s Day Gecko, foi chamada assim por sua capacidade de se mover rapidamente e entrar sorrateiramente nas menores fendas para escapar.

Outras 12 novas espécies de lagartixas foram encontradas na Índia, de acordo com uma pesquisa publicada em 23 de setembro na revista Zoological Research. Todas são dos Gates Ocidentais, uma cadeia de montanhas rica em biodiversidade ameaçada pelo desmatamento e mudanças no uso da terra.

Trabalhando em altitude média nos Gates Ocidentais, a equipe notou uma lagartixa extremamente ágil. “Sempre que tentávamos pegá-lo, ele saltava de uma rocha para a outra e rastejava para dentro das menores fendas para escapar de nós”, disse Saunak Pal, da Sociedade de História Natural de Mumbai.

Imediatamente, o animal lembrou os pesquisadores das habilidades de Jackie Chan, estimulando-os a batizá-lo com o nome do artista marcial. “Nomear uma espécie dessa maneira ajuda as pessoas a se conectar com ela, especialmente quando se trata de uma classe menos popular de animais, como os répteis”, diz o co-autor Zeeshan Mirza, do Centro Nacional de Ciências Biológicas de Bangalore.

Mirza identificou quase 60 novas espécies de fauna até agora, incluindo a agora mundialmente famosa cobra Salazar’s pit viper (Trimeresurus salazar), em homenagem a Salazar Slytherin, um personagem da série Harry Potter.

A inspiração para o nome de outras espécies veio dos padrões de pele únicos, como a lagartixa-do-dia de coroa dourada (C. regalis), ou lagartixa-do-dia real, ganhou seu nome real devido à cabeça dourada do macho desta espécie.

Outra com uma coloração corporal que tem uma semelhança incrível com uma galáxia de estrelas levou a equipe a chamá-la de lagartixa-do-dia da galáxia (C. galaxia). A lagartixa da floresta nublada (C. nimbus) tem um padrão semelhante a uma nuvem proeminente na parte superior e flanco do macho da espécie.

Os especialistas esperam que os nomes cativantes chamem a atenção das pessoas e ajudem na conservação dessas espécies.